A introdução do hatch esportivo e-208 GT marcou o início da ofensiva elétrica da Peugeot em nosso país. Em seguida, o utilitário e-Expert seguiu o mesmo caminho. Agora, o novo Peugeot e-2008 se junta ao portfólio da empresa, representando uma adição fundamental para a dinâmica de expansão da marca. Este novo modelo é um produto diferenciado, forte e estratégico que irá desempenhar um papel importante na representação da Peugeot no segmento de veículos elétricos urbanos.
Equipado com um motor que produz 26,5 kgfm de torque instantâneo e 136 cavalos de potência (100 kW), o Peugeot e-2008 oferece ao condutor três modos de condução distintos: Sport, que prioriza o desempenho, utilizando toda a potência e torque máximo, Normal, ideal para garantir um conforto ideal durante os deslocamentos diários, e Eco, que se concentra em otimizar a autonomia. A seleção do modo desejado é fácil e pode ser feita com um simples toque no botão.
Além disso, o modelo apresenta um novo seletor de condução, o e-Toggle, que oferece a opção “B Mode”. Conhecido como “one pedal”, esse modo atua com o freio motor e permite que o veículo desacelere quando o motorista remove o pé do acelerador, regenerando a bateria e aumentando a autonomia. Além disso, essa função ajuda a prolongar a vida útil das pastilhas de freio.
A bateria de alta performance do novo e-2008 tem capacidade de 50 kWh, proporcionando uma autonomia de 345 km com carga completa (ciclo WLTP). Estrategicamente localizada sob o piso do veículo, a bateria não compromete o espaço interno e foi projetada desde o início para não afetar nenhum item de segurança do carro.
O e-2008 pode ser carregado tanto em tomadas residenciais comuns quanto em carregadores rápidos. O plug de carregamento é posicionado no mesmo local onde seria a entrada de combustível em um veículo convencional. O sistema de carregamento inclui um plug Tipo 2 para corrente alternada (AC) e um plug CCS-2 para corrente contínua (CC). O processo de carregamento começa imediatamente após conectar o cabo e o usuário pode verificar o status da recarga através de luzes indicativas (branco = aguardando conexão do plug, verde: piscando = em carregamento, fixo = carga completa, vermelho = anomalia ou problema na recarga). Para desconectar o plug, basta destravar as portas do veículo.
Se o usuário utilizar uma estação ultrarrápida de recarga de 100 kW, o modelo pode carregar 80% da sua bateria em apenas 30 minutos. Além disso, o painel de instrumentos digital 3D ilustra dados de utilização e consumo da bateria e do powertrain elétrico. A montadora oferece 8 anos de garantia para a bateria, com um limite de 160 mil km de quilometragem.
Poder de carga
Poder de Carga / Tempo Previsto (bateria kW a 80%)
– 100 kW (estação recarga): 30 minutos;
– 50 kW (estação recarga): 53 minutos;
– 7,4 kW e 22 kW (estação recarga): 06h02;
– 1,8 kW (tomada tradicional / doméstica): 24h56.
Visual felino
A assinatura icônica da marca do leão é evidente no visual do novo Peugeot e-2008. A frente do veículo apresenta faróis em Full LED com dentes de sabre distintos e uma grade com detalhes na cor da carroceria. Essa combinação harmoniosa cria uma aparência robusta e imponente, proporcionando ao carro o porte ideal.
O novo veículo elétrico apresenta lanternas traseiras em LED que lembram as garras do leão, uma faixa horizontal que conecta as luzes e um teto com duas tonalidades. O monograma da letra “e” destacada em azul é adicionado ao nome 2008 para indicar que o veículo é movido a eletricidade.
Interior
O magnetismo do novo e-2008 não se limita ao exterior, mas também está presente no interior do carro. O Peugeor i-Cockpit 3D acrescenta um toque exclusivo ao design interno do veículo e oferece diversas funcionalidades, criando uma experiência de condução intuitiva que é uma das principais características da marca.
O volante esportivo, a central multimídia com tela de 10 polegadas, o Cluster 3D, a navegação GPS 3D e a série de botões de controle chamada toggles switches formam um conjunto de recursos no interior do novo Peugeot e-2008. Os bancos de couro com formato esportivo e um teto solar panorâmico complementam o visual encantador para quem está a bordo do carro. Além disso, há uma seleção de oito opções de cores de iluminação para personalização da ambientação.
Uso diário
As rodas bi-ton diamantadas de 18 polegadas são apenas um dos muitos elementos que contribuem para a praticidade do e-2008 no uso diário. Além disso, o design das rodas apresenta acabamentos aerodinâmicos e protetores de caixa de rodas, o que é especialmente importante dada a altura do veículo em relação ao solo. Outros aspectos que aumentam a funcionalidade do modelo incluem a possibilidade de modularidade dos bancos bi-partidos e do porta-malas, que oferece uma capacidade de 434 litros e dois níveis de organização. Para completar, o pacote de série do veículo conta com o sistema Visiopark 180°, que auxilia na realização de manobras de estacionamento e contribui para a praticidade na condução do veículo em situações cotidianas.
Segurança
É importante mencionar que o e-2008 mantém um alto nível de segurança, com a aplicação das tecnologias mais avançadas de assistência à condução, incluindo piloto automático inteligente, frenagem automática de emergência, assistência de farol alto, alerta de atenção e fadiga, reconhecimento de placas de velocidade, sistema ativo de ponto cego, alerta e correção de permanência em faixa, além de 6 airbags. O pacote de assistência ao condutor nível 2, chamado de Peugeot Driver Assist Plus, também está disponível.