O que é o IQ.Light da Volkswagen?

IQ.Light. Foto: Divulgação.

Após lançar o Nivus com faróis e lanternas 100% em LED e democratizar a tecnologia entre os utilitários esportivos compactos, a Volkswagen trouxe para o mercado brasileiro o moderno sistema IQ.Light, que desembarcou por aqui equipando o Taos e elevou para um novo patamar os recursos de iluminação no segmento dos SUVs médios.

O objetivo da Volkswagen em desenvolver sistemas de iluminação cada vez mais eficientes ultrapassa a barreira de entregar a melhor tecnologia para o conforto e segurança somente do motorista e dos passageiros. Um bom sistema de luzes é atualmente sinônimo de segurança também para ciclistas, pedestres e até mesmo animais, que conseguem visualizar o carro, além de ser responsável diretamente pela economia de combustível e redução das emissões de CO².

Você sabia, por exemplo, que 50% dos motoristas sentem-se estressados com a baixa qualidade de iluminação de um veículo, de acordo com GIDAS (German in depth accident study)? Pois é. Uma excelente iluminação é mais que importante. É primordial!

IQ.Light

Os faróis com IQ.Light geram 900 lúmens, proporcionando impressionante capacidade de iluminação. Apenas como forma de comparação, uma lâmpada automotiva incandescente comum gera entre 360 e 450 lúmens. Ou seja, a tecnologia IQ.Light tem uma capacidade luminosa muito superior em relação às lâmpadas halógenas. Lembrando que quanto maior o número de lúmens melhor o fluxo luminoso (quantidade de luz emitida).

Os recursos também vão muito além de uma capacidade incrível de iluminar o caminho. No caso do Taos, o IQ.Light traz o sistema de luz frontal adaptativa, conhecida pela sigla AFS (Adaptive Front-lighting System). E como o próprio nome diz, a luz emitida pelos faróis do SUV se adapta a partir da interpretação de diversas informações, como velocidade, ângulo de direção, condições do tempo e dados da rota, entregando assim a melhor iluminação possível ao motorista, sem prejudicar a visibilidade dos outros condutores e também de pedestres e ciclistas.

O AFS tem cinco funções. São elas:

Village/City Light – Quando o carro está rodando a baixas velocidades (entre 10 km/h e 35 km/h) no perímetro urbano, o sistema automaticamente se adapta para que o motorista tenha uma iluminação eficiente mais próxima do carro.

Motorway Light – Em situações que o carro trafega a uma velocidade acima de 110 km/h em rodovias, por exemplo, o facho se adapta automaticamente para proporcionar uma visibilidade mais distante do veículo, permitindo que o motorista veja o que está acontecendo mais adiante e se antecipe a qualquer situação inesperada.

Country Light – Quando o veículo está acima de 35 km/h, o farol baixo é automaticamente acionado.

Dynamic Bending Light – O veículo também possui o sistema de farol de curva dinâmico, que faz com que os fachos dos faróis se ajustem horizontalmente acompanhando a trajetória do veículo em curvas, dependendo da velocidade e do ângulo de esterçamento do volante.

Ajuste do Farol Alto – Com este recurso, o motorista do Taos não ofusca a vista do motorista que trafega no sentido contrário enquanto utiliza o farol alto. Assim que detecta um carro vindo no sentido oposto, o sistema baixa o facho automaticamente, impedindo que o outro motorista tenha a visibilidade prejudicada.

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