O que é o i-Cockpit da Peugeot?

Design do Peugeot i-Cockpit no 208. Foto: Divulgação.

Há mais de uma década, a Peugeot teve a coragem de repensar um dos aspectos que, até então, havia mudado pouco na história dos automóveis: a posição de condução. Desde que o primeiro Peugeot 208 foi lançado, quase 10 milhões de unidades foram produzidas e o i-Cockpit foi implementado em toda a linha. Excelente em melhorar a emoção, a segurança e o conforto dos motoristas, hoje é um elemento que distingue os veículos Peugeot.

Desde a sua criação, o conceito i-Cockpit da Peugeot mantém seus três elementos fundamentais inalterados:

  • Um volante compacto que oferece melhor sensação de condução e manuseio;
  • Um display elevado que possibilita ao motorista visualizar todas as informações relacionadas à direção sem desviar a atenção da estrada;
  • Uma grande tela multimídia touchscreen, de fácil acesso e visualização, que permite ao condutor gerenciar as principais funções do automóvel.

História

A trajetória teve início em 2010, quando o Concept Car Peugeot SR1 foi apresentado no Salão Automóvel de Genebra. Tratava-se de um elegante coupé-cabriolet que incorporava algumas das ideias da marca, incluindo uma posição de condução revolucionária que desafiava os códigos tradicionais de design e ergonomia.

i-Cockpit no Concept Car Peugeot SR1. Foto: Divulgação.

Naquela época, a marca buscava formas de melhorar a experiência a bordo, tornando-a mais ergonômica e segura. Uma equipe de designers e engenheiros iniciou o estudo de possibilidades e logo surgiu a ideia de um volante menor. Até então, o volante dos carros era grande e as informações do painel eram lidas através dele, mas essa configuração convencional do cluster e do volante era considerada uma distração. A melhor posição para a leitura das informações era ao nível dos olhos. Essa nova posição, combinada com um volante menor, criou um sistema completamente novo, com um display que se assemelhava a um “Head Up Display”. Para aprimorar ainda mais a experiência do usuário, uma tela touchscreen foi adicionada ao lado, tornando todos os controles muito mais simples e adicionando conectividade ao modelo. Foi assim que a Peugeot deu início às multimídias sensíveis ao toque.

Em 2012, o i-Cockpit é apresentado no Peugeot 208

A primeira geração do Peugeot 208 causou um grande impacto ao apresentar o i-Cockpit como um item de série. Rapidamente se estabeleceu como uma inovação que transformou a experiência de direção do motorista:

A experiência de dirigir se torna ainda mais prazerosa devido ao volante compacto, que torna o carro mais ágil aos movimentos do condutor, exigindo menos movimentos dos braços para realizar as manobras desejadas.

O i-Cockpit proporciona mais conforto ao dirigir, com os instrumentos localizados na frente dos olhos, reduzindo o cansaço visual. Além disso, o volante mais baixo permite que os braços do motorista sejam posicionados em ângulos mais confortáveis, e a tela touchscreen permite a operação intuitiva das principais funções do veículo, proporcionando ainda mais conforto e praticidade.

Otimização da segurança: o volante compacto proporciona reações mais rápidas, o visor elevado mantém os olhos mais focados na estrada e os alertas do painel são mais visíveis. Esses elementos reduzem a fadiga e minimizam possíveis distrações do motorista, aumentando assim a segurança.

Em constante evolução

O i-Cockpit tem evoluído desde o seu lançamento. Em 2016, a segunda geração dos Peugeot 3008 e 5008 apresentaram uma versão com multimídia digital de 12,3 polegadas totalmente personalizável, além de seletores colocados sob a multimídia para facilitar o acesso às funções essenciais. Em 2019, o Peugeot 208 de segunda geração foi o primeiro modelo a apresentar um cluster digital 3D.

i-Cockpit no Peugeot 3008. Foto: Divulgação.

Com o lançamento dos novos Peugeot 308 (2021) e 408 (2022), o i-Cockpit evoluiu ainda mais com a introdução do novo sistema de informação e entretenimento i-Connect, um novo volante compacto capaz de detectar a presença das mãos do condutor enquanto utiliza os auxílios de condução e i-Toggles touchscreen que podem ser customizáveis para funções como ar-condicionado, contatos telefônicos, estações de rádio e configurações de inicialização de aplicativos.

Tela do i-Cockpit no Peugeot e308SW. Foto: Divulgação.
i-Cockpit no Peugeot 408. Foto: Divulgação.

Novos caminhos

Na CES de Las Vegas, foi apresentado o conceito Peugeot Inception, que demonstra uma possível evolução futura do i-Cockpit. Com um design ainda mais intuitivo, o modelo apresenta o revolucionário controle de direção Hypersquare, que oferece novos gestos para uma nova geração de motoristas, inspirados em tablets e dispositivos inteligentes.

Conceito do Peugeot Inception. Foto: Divulgação.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *