Conheça o novo sistema de propulsão para a família ID. da Volkswagen

Foto: Divulgação.

A arquitetura modular elétrica (MEB) continua a ser a base do design do novo sistema de propulsão da Volkswagen, sendo uma plataforma desenvolvida especificamente para veículos elétricos da marca alemã. Essa abordagem modular permite a criação de modelos elétricos com eficiência, desempenho e recursos avançados, proporcionando uma base sólida para a próxima geração de veículos elétricos da Volkswagen. Assim, a família ID. será beneficiada tanto em termos de potência como maior autonomia.

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Maior potência e mais torque

O novo trem de força elétrico possui uma potência de 210 kW (286 cv) e um torque máximo de cerca de 550 Nm (56,0 kgfm), dependendo da relação de engrenagens do veículo. Isso resulta em um excelente desempenho tanto em arrancadas quanto em altas velocidades, graças ao maior torque disponível.

O aprimoramento do estator, com um maior número de espirais e fios de seção transversal maior, juntamente com imãs permanentes mais fortes no rotor, contribuem para esse alto torque. Além disso, o sistema foi reforçado para suportar o aumento significativo do torque gerado pelo novo trem de força elétrico APP550.

Inversor gera alta corrente

A corrente elétrica é um fator crucial na potência de um trem de força elétrico. Por isso, o inversor, um componente importante, foi projetado para fornecer correntes de fase elevadas necessárias para obter um maior torque e eficiência. O inversor atua como um “cérebro controlador” do trem de força, com seu software garantindo processos eficientes do sistema, como frequências de relógio e métodos de modulação para geração de corrente alternada para o motor elétrico de propulsão. Isso permite que o motor de propulsão opere com maior eficiência, adaptando-se às diferentes fases de carga.

Gerenciamento térmico otimizado com arrefecimento inteligente

Para melhorar a eficiência da propulsão elétrica, a Volkswagen fez otimizações em diversos componentes do trem de força, incluindo o sistema de gerenciamento térmico. Uma dessas otimizações é o sistema de arrefecimento sem bomba elétrica, que economiza energia. Esse sistema utiliza as engrenagens da caixa de redução e componentes específicos para fornecimento e distribuição do óleo para resfriar o trem de força. O óleo aquecido é então resfriado pelo circuito de resfriamento do veículo, mantendo o trem de força na temperatura adequada de operação. Além disso, o exterior do estator é equipado com um dissipador de calor a água para auxiliar na dissipação do calor gerado.

Volkswagen Kassel é o centro produtor do trem de força elétrico

O sistema propulsivo, composto pela caixa de engrenagens, rotor e estator, será fabricado na fábrica da Volkswagen Group Components em Kassel, na Alemanha. Alexander Krick, Head de Desenvolvimento de Propulsão Elétrica, Power Electronics e Transmissão na Group Components, comenta: “Já estamos desenvolvendo motores elétricos e suas caixas de redução há 15 anos. Faz mais de 10 anos, também, que os produzimos em nossas instalações”. Inovações de produtos e processos no motor elétrico de propulsão e na caixa de engrenagens resultam num significativo aumento de eficiência e desempenho. Krick ainda ressalta: “Com base em nossos muitos anos de experiência, otimizamos todo o sistema através de, entre outras coisas, o uso de chapas de aço especiais e processos de usinagem customizados. Assim, conseguimos aumentar a eficiência de forma significativa”.

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