Conheça o MobizapSP, rival do Uber criado pela Prefeitura de São Paulo

MobizapSP. Foto: Divulgação.

A cidade de São Paulo ganhou um serviço semelhante aos já prestados por empresas como Uber e 99. Lançado pela prefeitura da cidade, o MobizapSP é um aplicativo de transporte individual de passageiros.

Um dos pontos fortes do novo aplicativo é a promessa de ganhos mais justos com a cobrança de uma taxa fixa de 10,95% em cima das corridas realizadas pelos motoristas, ou seja, eles ficarão com 89,05% do valor sugerido. Outro ponto importante é que no MobizapSP não há tarifa dinâmica, fato que deverá refletir positivamente para os passageiros durante os horários de pico, por exemplo.

Em horários regulares, os preços do MobizapSP para os passageiros devem ser parecidos com os de outras plataformas.

O MobizapSP foi criado em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito de São Paulo e desenvolvido pela Consilux Tecnologia. A proposta é manter a mesma taxa fixa cobrada dos motoristas durante os cinco anos da licitação, vencida pelo Consórcio 3C para desenvolver e administrar o serviço, mas com a possibilidade de atualizar o valor do tempo rodado e da quilometragem por viagem.

Download

O aplicativo está disponível para download, tanto por motoristas quanto por passageiros, nas plataformas Android e iOS (iPhone). No entanto, durante o período de lançamento, ainda não será possível solicitar corridas, pois a prefeitura aguarda pelo cadastro dos motoristas. Vale mencionar que um trabalho de cadastramento prévio dos motoristas interessados poderia ter acelerado esse processo.

Não há também uma meta específica da quantidade de motoristas necessários para que o serviço entre em funcionamento, portanto ainda não é possível precisar uma data para que as corridas sejam, de fato, realizadas.

Pagamento

Serão aceitos pagamentos por cartões de crédito e débito, crédito pré-pago, dinheiro e por uma carteira digital específica, que ainda será implementada. Ficará a critério do motorista quais meios de pagamento aceitar para as corridas.

Segurança

A prefeitura destacou que, dentre as medidas de segurança, está o desenvolvimento de um “botão de pânico” para acionar a Polícia Militar (PM). Para o cadastro dos motoristas, além dos dados básicos, também serão exigidas selfies com o objetivo de comprovar identidade e documentação.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *