Alinhamento e balanceamento são serviços geralmente oferecidos em conjunto nas oficinas mecânicas e, por isso, são comumente associados. No entanto, cada um dos serviços tem a sua função e são igualmente importantes para a correta manutenção dos carros.
Alinhamento
O alinhamento ou paralelismo do eixo serve para ajustar o ângulo das rodas em relação ao volante e contribui para a durabilidade e o desempenho dos pneus.
O procedimento visa o ajuste dos ângulos da suspensão para que atinjam o grau específico de cambagem e convergência e a divergência. A cambagem é a inclinação da roda no plano vertical, a convergência e a divergência estão ligadas à direção em que apontam.
Alguns dos danos que o alinhamento incorreto pode acarretar:
- Problemas na suspensão;
- Desgaste irregular dos pneus;
- Desconforto e insegurança ao dirigir;
- Direção “puxando” para um dos lados.
Algumas vantagens de se manter o alinhamento correto:
- Melhora da durabilidade dos componentes da suspensão e da direção;
- Melhor dirigibilidade;
- Desgaste mínimo dos pneus;
- Rodagem suave e confortável;
- Segurança;
- Maior estabilidade em curvas ou em linhas retas;
- Melhor aderência com o solo.
Balanceamento
O balanceamento é realizado com o objetivo de equilibrar as rodas do carro e permitir que elas girem sem provocar vibrações. O serviço é requerido para compensar possíveis diferenças na distribuição do peso das rodas e dos pneus.
Por meio de uma máquina específica o profissional detecta os pontos mais leves e pesados e a partir daí, coloca pesos de chumbo com a função de contrabalancear.
Se você notar o volante, os bancos ou o assoalho vibrar ao atingir determinadas velocidades é bem provável que você necessite realizar o serviço de balanceamento. Também é indispensável realizá-lo sempre que trocar os pneus por novos.