Como saber se o carro semi-novo já passou por uma enchente?

Foto: Reprodução.

Todo início ano é a mesma coisa, chuva e alagamentos por toda parte. Nos noticiários só se vê falar em deslizamentos, enchentes, e claro, carros boiando ou levados pela enxurrada.

Mas e quando for comprar um semi-novo, como saber se o carro já passou por essas situações? Será que pesou na decisão do antigo dono vender o veículo por ter enfrentado uma enchente?

A primeira coisa que você deve observar é bem simples: mau cheiro dentro do veículo. Alguns proprietários tentam utilizar aromatizantes, mas nem sempre trazem um bom resultado.

Todos os vidros estarem abertos quando for conhecer o carro também acendem o alerta. Levante os tapetes e observe se o assoalho do carro está úmido ou com a presença de mofo. Dê também uma apertadinha nos bancos, desloque-os pra frente e pra trás e observe se algo está emperrando por causa de areia ou terra no interior do veículo.

No porta-malas, a dica é retirar e analisar com cuidado o estepe e as ferramentas, pois sinais de ferrugem podem indicar que a água já esteve por ali.

É importante saber que um carro que passou por uma enchente nem sempre está condenado e pode até voltar a ficar como era antes, mas tudo depende de qual foi a situação sofrida, quanto tempo durou a permanência na água e se os reparos foram feitos rápida e adequadamente. Uma vistoria com empresas especializadas pode livrar o comprador de futuros arrependimentos.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *