Categorias
Manutenção Pneus Segredos

O que é a cambagem?

Cambagem, ou camber/sopé, é a inclinação da roda de um carro em relação ao plano vertical. O ângulo de cambagem será positivo (+) quando a parte superior da roda estiver para fora e negativo (-) quando inclinada para dentro.

Identificando o desajuste do camber

Quando o ângulo de cambagem está fora dos valores originais, ocorre o desgaste irregular dos pneus, perda da estabilidade e o aumento do consumo de combustível.

A dica é verificar se a banda de rodagem do pneu está com um desgaste maior na parte externa; neste caso o problema é a cambagem positiva (+). Caso seja o contrário, o desgaste é maior na parte interna, é cambagem negativa (-). O ideal é que esteja nula, ou seja, 90º em relação ao solo.

Cambagem positiva (+). Foto: Shutterstock.

Quando fazer o ajuste da cambagem?

Se o ângulo do camber estiver fora da medida, antes de qualquer atitude é preciso entender se há algum componente comprometido. Em determinados carros, podem existir pequenos ajustes (principalmente os equipados com suspensão independente) sem necessidade de que se troque nenhum componente. Em outros, se a cambagem estiver fora da medida, algum componente da suspensão provavelmente já encontra-se comprometido.

Conclui-se então, que é muito importante verificar qual a origem do problema e se o modelo do seu carro permite esse tipo de serviço por meio de consulta ao manual do proprietário ou ao SAC da fabricante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *