Preço do seguro, franquia… Se você ainda tiver dúvidas sobre esses aspectos que impactam diretamente no seu bolso, leia o seguinte artigo e conheça as respostas às perguntas mais frequentes sobre este assunto.
O tipo de franquia altera o preço do seguro?
Sim. Vamos fazer uma breve revisão dos diferentes tipos de franquia e como influenciam diretamente no prêmio (valor do seguro):
- Franquia normal: é a franquia obrigatória, que representa uma quantia normal, proporcional ao valor do seguro;
- Franquia reduzida: como o próprio nome indica, a participação do segurado se reduz à metade; porém, há um aumento no prêmio;
- Franquia majorada: há um aumento na franquia e o seguro fica bem mais barato.
Existe alguma forma de baixar o preço do seguro?
Quanto menos o veículo for exposto a riscos, menor o valor do seguro auto. Portanto, existem algumas variáveis que podem reduzir o valor da apólice:
- Deixar o carro na garagem ou em estacionamentos fechados;
- Instalar equipamento antifurto (rastreador GPS, bloqueador, alarma, travas de segurança, etc.);
- Contratar somente as coberturas necessárias e dispensar serviços e assistências desnecessários;
- Ser um motorista exemplar (evitar multas e sinistros).
Existe alguma forma de obter desconto na franquia?
Sim. Em caso de sinistro, se o segurado optar por consertar o carro em oficina credenciada, isto é, em uma oficina previamente definida pela seguradora, ele pode obter uma série de vantagens e benefícios, como: desconto ou parcelamento na franquia, atendimento diferenciado, maior rapidez na execução do serviço, etc.
Devo pagar a franquia sempre que houver sinistro?
Não. Existem casos em que a aplicação da franquia é vedada: em caso de incêndio, queda de raio e/ou explosão e nos casos de indenização integral. Além disso, não há cobrança da franquia em caso de danos causados a terceiros (seguro de RCF-V).
Posso parcelar o valor do seguro?
A condição de parcelamento do seguro fica a critério da seguradora. No entanto, por regra geral o valor do seguro pode ser parcelado em até 4 vezes sem juros ou com juros em até 10 vezes.
Fotos: Reprodução/Internet.
Comentários