A Ford vai lançar o Focus RS nos próximos meses no mercado norte-americano com motor de mais de 350 cv, um sistema inédito de tração integral e outra novidade: será o primeiro carro no continente a vir de fábrica com pneus e rodas de neve. O kit será oferecido como opcional nos Estados Unidos e como item de série no Canadá, onde o inverno é mais intenso.

Ford Focus RS com pneus de neve de fábrica. Foto: Divulgação.

Ford Focus RS com pneus de neve de fábrica. Foto: Divulgação.

Devido à superfície lisa e fofa, a neve é, reconhecidamente, uma das condições mais difíceis para o motorista manter o controle do veículo. Mas para um carro como o Focus RS com pneus de neve e um piloto como Ken Block – que testa o equipamento neste vídeo – pode ser pura diversão.

Ford Focus RS com pneus de neve de fábrica. Foto: Divulgação.

Ford Focus RS com pneus de neve de fábrica. Foto: Divulgação.

O kit foi desenvolvido pela Ford Performance, divisão de alto desempenho da marca, que precisou criar também um novo conjunto de normas para a certificação do equipamento. Até então, não havia padrões específicos para a homologação de veículos com rodas e pneus exclusivos para neve.

Ford Focus RS com pneus de neve de fábrica. Foto: Divulgação.

Ford Focus RS com pneus de neve de fábrica. Foto: Divulgação.

“Começamos este projeto sabendo o que os nossos clientes realmente querem do seu RS”, diz Adam Wirth, supervisor de chassi da Ford Performance. “O kit permite que os proprietários do RS continuem tendo uma direção empolgante mesmo na neve.”

Ford Focus RS com pneus de neve de fábrica. Foto: Divulgação.

Ford Focus RS com pneus de neve de fábrica. Foto: Divulgação.

Os engenheiros testaram várias configurações de pneus e rodas de alto desempenho para chegar à combinação ideal de rodagem, dirigibilidade e desempenho. As provas foram feitas na neve e frio extremos dos EUA e Suécia. A configuração escolhida traz pneu 225/40R18 Michelin Pilot Alpin PA4 e uma nova roda de 18×7,5 polegadas, muito parecida com a do Focus RS padrão, mas com acabamento em prata brilhante para esconder os sprays de sal. O conjunto inclui sensores de monitoramento de pressão dos pneus e capas centrais.

Ford Focus RS com pneus de neve de fábrica. Foto: Divulgação.

Ford Focus RS com pneus de neve de fábrica. Foto: Divulgação.

As rodas e pneus de neve são mais estreitos, para melhor tração, e o diâmetro total é menor para que o motorista possa instalar correntes, caso necessário. Eles favorecem também o sistema avançado de tração integral do Focus RS, que permite ao motorista selecionar quatro modos de tração para adequar o carro ao seu estilo de direção na neve.