Honda Civic 2016. Foto: Divulgação.

Honda Civic 2016. Foto: Divulgação.

Desenvolvido por equipe da América do Norte, o novo Honda Civic será lançado no Brasil no segundo semestre de 2016. Contudo, nos EUA o modelo já estará disponível no mês de novembro.

Embora o veículo tenha sido desenvolvido nos EUA, a produção do carro também contou com a atuação de equipes da Honda no Japão e de alguns países europeus. O novo Honda Civic é um dos carros mais esperados pelo mercado de automóveis.

Bom, vale lembrar que o modelo é a décima geração do Civic. De qualquer forma, os principais destaques do carro, são as melhorias no que se refere à dirigibilidade, além de design luxuoso e tecnologia avançada.

Contudo, é importante ressaltar que uma das mudanças mais significativas também é a extensão, pois o novo Honda Civic está maior do que o modelo anterior. Neste caso, as medidas são as seguintes: 4,63 metros de comprimento, 1,80 metro de largura, 1,41 metro de altura e 2,70 metros de distância entre os eixos. Porém, o carro ficou 2 centímetros mais baixo.

Houve grandes mudanças no motor do novo Civic – neste caso – o modelo conta com a versão 1.5 DOHC, que vem acompanhada de 4 cilindros, além de injeção direta turbo. Segundo informações, os 176 cv de potência chegam a 5.500 rpm e tem torque máximo de 22,3 kgfm – entre 1.800 e 5.500 rpm.

Motor 1.5 DOHC de 176 cv do Honda Civic 2016. Foto: Divulgação.

Motor 1.5 DOHC de 176 cv do Honda Civic 2016. Foto: Divulgação.

O câmbio é manual e possui seis marchas ou CVT (sigla em inglês para Continuously Variable Transmission) – tipo de transmissão que consome menos combustível. O novo Honda Civic conta com:

  • Modificações no chassi: presença de nova suspensão traseira independente multilink – com barras estabilizadoras menores;
  • Suspensão: suporte de amortecedores na parte traseira foram confeccionados em alumínio. A suspensão ganha auxilia do sistema de assistência de manobra, que foi reformulado;
  • Auxílio a manobras: o Agile Handling Assist auxilia a estabilidade e curvas;
  • Demais itens: luzes em LED – faróis para utilização diurna, além de indicadores de direção, etc.

Para quem aprecia espaço interior considerável, uma boa notícia, o modelo da Honda teve ampliação em sua área interna, com aumento de distância entre as poltronas. O banco traseira ganhou 2,7 cm no espaço para os joelhos.

Recursos tecnológicos

Outra novidade tecnológica é a possiblidade de acionar o ar-condicionado antes de entrar no veículo. O processo funciona da seguinte maneira: o motorista aciona o motor por controle remoto e, dessa forma, é possível ligar o ar-condicionado.

O novo Honda Civic oferece – de forma inédita – o pacote de opcionais Honda Sensing, além de tecnologias de assistência à condução. O sistema conta mecanismos que ajudam o motorista na percepção de situações, que podem favorecer acidentes. Por exemplo, o LDW (sigla em inglês para Lane Departure Warning), consegue emitir alertas quando identifica alguma situação diferente, que pode representar riscos.

Outro sistema observado no Honda Sensing é o FCW (Forward Collision Warning). Através de pequena câmera montada na parte superior do parabrisa dianteiro, é possível para detectar a presença de veículos na frente. O sistema consegue identificar risco de colisão com outro veículo. Então, dessa forma, o FCW ativa alertas sonoros e visuais para notificar o risco de colisão. Para saber mais sobre todos os recursos do Honda Sensing, consulte a página oficial da Honda, em inglês.

Assistência pós-venda

A multinacional ainda disponibiliza em seu site conteúdo voltado exclusivamente para a manutenção e assistência dos veículos. Na página, há seções com dicas de utilização do Honda, como por exemplo, cuidados com a aparência do veículo – desde dicas de lavagem, utilização de produtos adequados, etc. A página destaca também atitudes como “evitar acelerar muito, além de manobras bruscas e frenagens severas”.

Emblema em carro da Honda. Foto: Divulgação.

Emblema em carro da Honda. Foto: Divulgação.

A empresa disponibiliza dicas de segurança, com guia ilustrado sobre dados a respeito da manutenção do carro. Para ter acesso às informações, basta localizar o modelo do automóvel no guia online e verificar se o seu modelo precisa de algum recall. É importante informar o chassi do veículo, para localizar os dados.

O guia geral de pós-venda da Honda ainda traz detalhes sobre a tecnologia utilizada nos modelos mais recentes da marca. A seção vem com dados sobre a produção dos veículos, com abordagem dos principais setores envolvidos na fabricação (fundição, estamparia, injeção de plástico, divisão de peças, inspeção final, etc.).