O lançamento do Duster Oroch é um dos mais esperados pelos apreciadores da marca Renault, inclusive, porque se trata da primeira picape da marca, de acordo com informações da empresa de origem francesa. Uma das principais características do carro, além de contar com espaço “generoso” na caçamba, é a presença de um visual considerado “moderno”.

De fato, o que se destaca é a aparência “robusta” do Duster Oroch. Inclusive, o design conta com traseira que traz formas que enfatizam ainda mais o aspecto de robustez do veículo. São três versões do modelo: Expression 1.6 16V Flex, com câmbio manual de cinco marchas, Dynamique 1.6 16V Flex, também possui câmbio manual de cinco marchas e Dynamique 2.0 16V Flex, que neste caso, vem com câmbio manual de seis marchas.

Espaço do modelo Duster Oroch

Quanto ao espaço interno, o carro tem quatro portas e capacidade para transportar cinco passageiros. De acordo com a Renault, existe 856 mm de espaço para cabeça nos assentos dianteiros e 877 mm de espaço, no que se refere ao assentos traseiros.

O espaço para os joelhos chega a 150 mm. A empresa destaca que esse índice é, inclusive, superior aos números previstos em outras picapes enquadradas na categoria de compactos, onde se encaixa o Duster Oroch. O índice, dessa forma, não é tão inferior quanto aos índices das picapes médias.

Vale destacar também que a Renault Duster Oroch possui ainda 150 mm a mais no entreeixos e 360 mm a mais no comprimento, quando se compara as medidas do SUV Duster, que inspira o novo modelo. Isso significa, 4.693 mm de um para-choque ao outro. No caso, há também 2.829 mm de entreeixos. A Renault destaca que os números garantem “mais conforto” aos passageiros.

Renault Duster Oroch Dynamique 2.0 16V Flex. Foto: Divulgação.

Renault Duster Oroch Dynamique 2.0 16V Flex. Foto: Divulgação.

Mais detalhes da Renault Duster Oroch

O carro foi fabricado em São José dos Pinhais, no Estado do Paraná. A empresa destaca que a proposta principal foi desenvolver um veículo compatível ao perfil do motorista da América da Latina. Foram feitos testes de direção executados nas estradas brasileiras, argentinas e francesas, num total de 720 mil km percorridos. O carro ainda conta com as seguintes características:

  • Suspensão traseira multilink;
  • Condução feita adequada a veículos de passeio;
  • Nota “A” obtida no PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), quanto ao consumo.

Tecnologia e acessórios

Para os motoristas que apreciam conectividade e tecnologia nos veículos, o modelo Duster Oroch conta com o sistema Media NAV Evolution. Estão inclusas ferramentas como sensor de ré, piloto automático e computador de bordo.

Quanto à conectividade, é possível também acessar as mídias sociais, Facebook e Twitter. Outro destaque é a possibilidade de consultar o aplicativo Aha, por meio do smartphone, com várias informações e dados, desde dicas de restaurantes, hotéis, etc.

Com a plataforma de conectividade, o motorista pode ter acesso à previsão do tempo, informações de trânsito e sugestões de vias e trajetos. Lembrando que aos usuários de iOS, uma boa notícia, é possível usar o assistente Siri e ter acesso a músicas, agenda, etc. Vale ressaltar que o computador de bordo vem com seis funções, além de abertura interna do tanque de combustível. A picape Renault Duster Oroch possui também:

  • Piloto automático que acompanha limitador de velocidade (nas versões Dynamique 1.6 e 2.0);
  • Vidros contam com acionamento elétrico traseiro;
  • Airbags duplos, freios ABS, direção hidráulica, sistema CAR (travamento automático a 6 km/h);
  • Extensor de caçamba, suporte para bicicleta e outros itens. A caçamba comporta cerca de 683 litros;
  • O carro também possui oito anéis de fixação (aguenta 50 kg). No total, a capacidade de carga do veículo é de 650 kg.

Motorização

São dois os motores da picape Renault Duster Oroch, o 1.6 16V Flex e o 2.0 16V Flex, os mesmos presentes no SUV Renault Duster. Os motores têm torque e potência avaliados com a nota “A” em consumo pelo Conpet, segundo a Renault.

No caso, o motor 2.0 16 v possui 148 cv a 5.750 rpm (se for usado etanol) e 143 cv a 5.750 rpm (uso de gasolina). Enquanto que o motor 1.6 16V disponibiliza 115 cv a 5.750 rpm (uso de etanol) e 110 cv a 5.750 rpm (uso de gasolina).

Roda do Renault Duster Oroch Dynamique 2.0 16V Flex. Foto: Divulgação.

Roda do Renault Duster Oroch Dynamique 2.0 16V Flex. Foto: Divulgação.

Quanto ao consumo de combustível, a Renault destaca que o EcoMode, função acionada no painel central do veículo, consegue impor limites à potência e ao torque do motor do carro. Na prática, ocorre redução da potência do ar-condicionado e isso implica em 10% a menos no consumo de combustível.