Veiculo / Teste com o novo automovel Peugeot 308 Allure 2.0 16v Manual - ano 2012Todos os carros zero quilômetros fabricados a partir de 2020 deverão ter forma obrigatória a presença do cinto de segurança de três em todos os assentos. A nova resolução anunciado hoje pelo Denatran também obriga os veículos novos a partir dessa data terem encosto de cabeça em todos os bancos. Antes disso, a partir do dia 2 de fevereiro de 2018, as novas regras já serão obrigatórias em todos os veículos inéditos lançados no país.

A nova medida vem para melhorar a segurança dos ocupantes traseiros, principalmente dos que ficam sentados no banco do meio, onde a lei não obriga a utilização do cinto de três pontos e dos encostos de cabeça. Na maioria dos veículos novos as montadoras colocam o equipamento de apenas dois pontos do tipo abdominal nesse assento, o que não garante muita segurança.

Outra medida anunciada é a instalação de pelo menos dois pontos (superior e inferior) de fixação Isofix ou Latch nos bancos traseiros para carros, camionetas ou utilitários. Em veículos conversíveis a fixação poderá ser feita apenas em um ponto de ancoragem inferior no assento traseiro e no caso dos esportivos de duas portas, se não houver local para fixação, o procedimento deverá ser feito no banco dianteiro do lado do passageiro.