opel-karlUma imagem do novo subcompacto da Opel vazou nessa terça-feira antes da divulgação oficial, prometida para essa semana. Cotado para substituir o Agila na gama de produtos da marca, ele deve chegar ao mercado europeu logo após o Salão de Genebra 2015, onde será mostrado ao vivo ao grande público do continente.

Em alguns mercados da Europa, como o inglês, ele será oferecido com logotipo Vauxhall e nome Viva. Nos demais mercados mundo afora, ele será vendido sob a bandeira Chevrolet, como o legítimo substituto do Spark.

Os executivos da Opel afirmaram recentemente que o novo Karl terá preço abaixo de 7 mil euros. Para que isso aconteça, serão empregados motores de pequena cilindrada e mais econômicos, além de poucas opções de personalização no interior. A ideia é enxugar o modelo ao máximo para fazer frente ao Ford Ka, Hyundai i10, Volkswagen Up!, Skoda Citigo e Seat Mii, algo que o Agila nunca conseguiu.

No Brasil, muito se cogitou a chegada do modelo como fruto do Projeto Âmbar, que daria origem ao novo compacto de entrada da marca no país e virtual substituto do Celta. Porém, com o congelamento dos planos anunciado recentemente pela marca, a possibilidade da chegada do novo veículo ao país foi praticamente descartada.