O Niva é certamente um dos carros mais consagrados do mercado europeu, no entanto há alguns anos que os consumidores reclamavam da ausência de novidades no modelo, visto que os concorrentes estavam avançando e o jipe ficando para trás.

Aparentemente atendendo aos pedidos dos consumidores, os designers da AvtoVAZ resolveram promover um facelift no Lada Niva. Com lançamento marcado para o Salão de Moscou, na Rússia, evento que acontece este mês, o jipe promete ser um dos grandes destaques do salão.

Chamado de Lada Niva Urban, o jipe já teve suas primeiras imagens divulgadas pela revista russa Drive. Vale lembrar que o modelo não recebia um facelift há 37 anos, o que estava incomodando alguns consumidores.

Em relação às novidades estéticas, o Lada Niva Urban conta com luzes e faróis de direção revisados, rodas aro 17, novos para-choques (substituindo os para-choques dianteiro e traseiro de plástico) e grade frontal inspirada na primeira geração do aclamado Range Rover.

Os detalhes técnicos ainda não foram divulgados pela AvtoVAZ, no entanto especula-se que o Lada Niva Urban conte com a mesma arquitetura que o consagrou, ou seja, a com suspensão dianteira independente e do tipo five-link na traseira.

Sobre os itens de série, o Novo Lada Niva contará com vidros elétricos e ar-condicionado, no entanto o aspecto rústico do acabamento e de alguns instrumentos continuam, visto que a AvtoVAZ não quer alterar muito as características da sua menina dos olhos.

O motor deve ser o clássico 1.7 capaz de gerar 82 cv de potência, acoplado a uma transmissão manual de cinco velocidades. A velocidade máxima alcançada é de 137 km/h e o desempenho é bem fraco, onde o jipe faz de 0 a 100 km/h em 22 segundos.

Embora a estreia do Lada Niva Urban aconteça em agosto de 2014, a previsão é de que o jipe chegue ao mercado em meados de 2016.