Apresentado como conceito em 2013, durante o Salão do Automóvel de Frankfurt, o Volkswagen Golf Sportsvan finalmente teve suas fotos oficiais reveladas. Vale lembrar que o modelo será o responsável por substituir o Golf Plus no mercado alemão.

Produzido sobre a plataforma MQB da Volkswagen, o Golf Sportsvan é o primeiro modelo da montadora alemã a ser projetado e fabricado com o alerta de tráfego na traseira e o novo sistema de monitoramento de ponto cego.

Muitos não sabem, mas o Volkswagen Golf Sportsvan é uma versão bastante popular do Golf na Alemanha, tanto que os seus principais concorrentes são o BMW Active Tourer e o Mercedes-Benz Classe B.

A parte mecânica é equipada com propulsores TSI 85 cv, 110cv, 125 cv, e 150 cv. Além deles, ainda existem mais dois motores a diesel de 110 cv e 150 cv. A transmissão é a DSG para todos os blocos, com exceção do motor de 85 cv. Lembrando que a versão BlueMotion é a mais econômica da linha Golf Sportsvan, com consumo na casa dos 28,5 km por litro (no ciclo europeu).

Sobre as novas tecnologias anunciadas no início desse artigo, os recursos Rear Traffic Alert e Blind Spot Monitor são responsáveis por avisar sobre pontos cegos ao motorista. No caso de estacionamento, o sistema reconhece tráfego se aproximando por trás do carro (que pode ser de difícil visualização para o motorista) e ativa um alerta.

O sistema de alerta de tráfego não somente possui a função de alertar o motorista sobre algum risco, ele também ativa automaticamente a função de frenagem de emergência quando a colisão é iminente.

Para finalizar os equipamentos de segurança, o Golf Sportsvan conta com assistente de estacionamento, alerta de manutenção, seletor de modo de direção, Dynamic Light Assist (sistema de controle do feixe principal), PreCrash (sistema de proteção dos ocupantes), sistema de alerta de motorista, sistema automático de Pós-Colisão de frenagem (standard), controle de cruzeiro adaptativo (ACC), Front Assist (sistema de monitoramento de ambiente com City Emergency Breaking), DCC (controle de chassis adaptativo) e XDS (bloqueio de diferencial eletrônico).