O Salão do Automóvel de Nova York foi palco de mais um lançamento da Kia, trata-se da linha 2015 do Carnival, modelo esse que conta com novas tecnologias, maior espaço interno para carga e passageiros, além de novidades estéticas. A previsão é de que o carro chegue ao mercado no segundo semestre de 2014.

As dimensões do Kia Carnival realmente chamam a atenção, uma vez que a distância entre eixos está 1,6 cm mais longa do que a do modelo anterior. Em relação aos detalhes estéticos, a traseira ganhou spoiler de teto padrão, para-choque integrado e lanternas em LED. A dianteira conta com faróis com luzes de LED e grade frontal com novo desenho.

Internamente, o Kia Carnival 2015 conta com diversos porta-objetos, assentos flexíveis para oito ocupantes, acabamento de boa qualidade (o que transmite uma sensação de visual novo) e um projeto horizontal do painel de instrumentos que deixa a cabine com um aspecto mais amplo. Lembrando que a altura e a largura do modelo foram mantidas.

Para quem necessita de ainda mais espaço, o Kia Carnival 2015 conta com outra opção de configuração, a First Class, onde o carro é transformado em uma sala de estar. Lembrando que todas as versões do Carnival 2015 contam com uma terceira fileira de bancos retráteis e dobráveis.

O sistema multimídia do novo Kia Carnival é do tipo Telemática e UVO Infotainment, onde o modelo é o primeiro a oferecer aos consumidores os novos recursos tecnológicos da montadora. Entre as novas funções, podemos destacar a possibilidade do uso de aplicativos baixados na Google Play, iTunes ou App Kia de forma gratuita. Dispondo desse recurso, o motorista poderá ter acesso a diversas informações, tais como resultados esportivos, preços dos combustíveis, meteorologia, tráfego local, entre outros.

A motorização é formada pelo bloco V6 3.3 com injeção direta a gasolina. A potência é de 276 cavalos a 6.000 rpm. O câmbio é automático de seis velocidades. Vale ressaltar que esse é o mesmo propulsor usado pelo Cadenza e Sorento.

Preocupada com a segurança dos ocupantes do Kia Carnival 2015, a montadora sul-coreana inseriu diversos equipamentos de segurança no modelo, destaque para o Antilock Braking System (freios ABS), Eletronic Brake Force Distribution (EBD), Hill-Start Assist Control (HAC), Brake Assist System (BAS), Sistema de Controle de Tração (TCS) e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC).

No quesito “dinâmica” do carro, o Carnival 2015 conta com Controle de Travagem em Curva (CBC) e Roll Over Mitigation (ROM), melhorando assim a segurança e o controle dinâmico do modelo.

A fim de oferecer ainda mais comodidade e facilidades ao motorista, o Kia Carnival 2015 conta com espelhos retráteis e luzes que acendem automaticamente nos puxadores das portas quando a chave do veículo é detectada. Além disso, o modelo ainda dispõe de câmeras colocadas ao redor do veículo que fornecem imagens em tempo real, facilitando assim as manobras.