A Volkswagen Saveiro 2015 não terá novidades em seu visual, uma vez que a nova geração da picape foi apresentada no ano passado. Por isso, a montadora alemã adicionou ao modelo alguns itens de série que melhorarão e muito o desempenho e a dinâmica do carro.

Sobre as novidades, a Saveiro 2015 passa a contar agora com sistema de freio a disco nas quatro rodas, enquanto a versão Cross da picape incorpora assistente para partida em subida (HSA), controle de tração (ASR), sistema de assistência à frenagem (BAS), sistema de freios ABS com função off-road e controle de estabilidade (ESC). Lembrando que a motorização também foi alterada, o motor agora é um 1.6 MSI.

Dando continuidade às novidades, a Volkswagen Saveiro 2015 terá controlador de velocidade de cruzeiro, ou seja, piloto automático. Sobre a motorização, com a chegada do novo motor, todas as três versões da picape (Startline, Trendline e Cross) terão seus propulsores renovados.

Todos esses itens tecnológicos priorizam a segurança, desempenho e facilidade de condução da Saveiro 2015. Entre as principais novidades, podemos destacar os freios a disco nas quatro rodas, que são capazes de garantir mais eficiência do sistema de freios, de forma que reduz as distâncias de parada do veículo em todas as ocasiões onde a frenagem é necessária.

Os demais itens complementam a dinâmica do carro, como é o exemplo, do controle de estabilidade (ESC) que impede que a Volkswagen Saveiro 2015 perca estabilidade durante as frenagens e curvas. Para que isso aconteça, assim que o sistema percebe alguma alteração mais brusca na direção, ele logo envia um sinal para o motor, fazendo com que o mesmo seja desacelerado. Nesses casos, os freios também são acionados automaticamente.

A função de freios ABS com off-road também é uma novidade apresentada pela Volkswagen, no entanto esse sistema só está disponível na Saveiro Cross 2015. A tecnologia consiste em otimizar o desempenho dos freios em estradas irregulares, ou seja, sem pavimentação. Para que seja acionado, o motorista deve apertar o botão off-road presente no painel.

Isso fará com que a roda sofra um curto travamento, a fim de formar uma “pequena cunha” com o solo, garantindo assim um maior controle sobre o carro e também frenagens mais firmes e eficazes, uma vez que esses tipos de terrenos são os maiores causadores de derrapadas.