renault-zoe-itaipu-1A Itaipu Binacional recebeu no final de fevereiro 20 unidades do Renault Zoe, compacto 100% elétrico lançado na Europa no final de 2012. Os veículos vão integrar a atual frota de elétricos da usina, composta por 50 unidades e que servem para estudos no Programa Veículo Elétrico (VE) lançado em 2006.

Com capacidade para quatro ocupantes, o Renault Zoe tem autonomia de 210 quilômetros, conforme ciclo NEDC (New European Drive Cycle). Seu propulsor elétrico tem potência de 88cv e 22,4 kgfm de torque, o que leva o veículo de 0 a 100 km/h em 13 segundos. Entre os equipamentos de série ele traz sistema multimídia com tela touch e comandos no volante.

Além da aquisição do Zoe, a Itaipu Binacional já havia firmado acordo com a Renault em 2013 para a montagem de 32 unidades do Twizy no país em regime SDK (Semi Knock Down, na sigla em inglês). Fora esses, a Renault já havia cedido outros veículos de sua frota elétrica para empresas no país, como as seis unidades do Kangoo Z.E para a Fedex Express (empresa americana de entregas), além de uma unidade do Zoe e outra do Twizy para a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz). Todos esses acordos permitem que hoje exista uma frota de pelo menos 62 veículos elétricos da marca francesa rodando pelo país.

Veja outras imagens na galeria: