Um dos grandes destaques do Salão do Automóvel de Frankfurt, evento esse que foi realizado em setembro de 2013, o Audi A3 Cabriolet já está sendo produzido pela montadora alemã desde outubro do mesmo ano. O modelo está sendo montado na fábrica da marca em Győr, na Hungria.

Fabricado sobre a nova plataforma modular MQB, a versão conversível do Audi A3 conta com 2,6 m de distância entre-eixos e 4,42 m de comprimento, medidas essas que deixarão o carro ainda maior e consequentemente mais espaçoso.

Por estar maior, o Audi A3 Cabriolet naturalmente teria de ficar mais pesado, no entanto devido ao uso abundante de materiais mais leves (como é o caso do capô de alumínio) e da nova arquitetura adotada ao modelo, o conversível ficou 50 kg mais leve do que a versão anterior.

A parte interna do Audi A3 Cabriolet continua praticamente a mesma da versão fechada, contando assim com as famosas grandes saídas de ar redondas e o console central ligeiramente inclinado em direção ao motorista.

Completando o interior do conversível, é importante citar o pacote opcional de iluminação, onde estão incluídos diversos itens, tais como um interruptor sensível ao toque para as luzes de leitura.

Muito se tem comentado sobre a possibilidade de o Audi A3 Cabriolet ser fabricado no Brasil, informação essa que foi praticamente confirmada por um dos executivos da montadora alemã. A ideia da marca é de lançar o conversível no segundo semestre de 2014, na mesma a época também será iniciada a importação da versão sedan do modelo, aumentado assim a linha da série que já conta com o A3 Sportback (4 portas) e o A3 Sport.

Em relação à motorização do Audi A3 Cabriolet, o conversível está disponível em três opções de motores, sendo os dois propulsores TSFI, um 1.4 capaz de produzir 140 cv de potência e outro 1.8 que fornece 180 cv de potência e o bloco 2.0 TDI que atinge 163 cv de potência.

A ideia da Audi é de ampliar essa gama de motores, por isso os blocos 1.6 TDI de 110 cv de potência e o 2.0 TFSI de 300 cv de potência estão sendo preparados. A previsão é de que outras opções sejam lançadas, mas ainda nada foi definido. Lembrando que todos os propulsores do A3 Cabriolet contam com as seguintes tecnologias: start-stop, turbo e injeção direta.

Os motores 1.4 TFSI e o 2.0 TDI contam com a transmissão manual de seis velocidades, enquanto o bloco 1.8 TFSI é acoplado ao câmbio S tronic de sete velocidades (que conta com o sistema Audi Drive Select que oferece a função de roda livre, aumentando assim a economia de combustível).

O porta-malas teve sua capacidade aumentada em 60 litros, a largura pulou de 1,77 m para 1,79 m e a altura foi reduzida em 15 mm. Lembrando, que o modelo pode chegar ao mercado com rodas aro 19. O Audi A3 Cabriolet está disponível em três versões, Attraction, Ambition e Ambiente, e 16 opções de cores.