Peugeot 308 2014 ganha câmbio de seis marchas e nova suspensão

A Peugeot anuncia que o modelo 2014 do hatch médio 308 passa a contar com uma nova versão de acabamento, a Allure 2.0L Automática. O modelo recebeu algumas mudanças mecânicas para bater de frente com a concorrência. A exemplo do sedã 408, a Allure 2.0L Automática estreia um novo powertrain formado pela transmissão automática sequencial de seis velocidades, até então disponível nas versões com motorização THP do portfólio da marca, e pelo reconhecido motor 2.0L 16V VVT Flex, de 151 CV de potência máxima quando abastecido com etanol. A nova suspensão, agora mais esportiva, foi estendida a toda gama do modelo. 

O novo câmbio de segunda geração produzida pela AISIN, chamada AT6, possui um moderno sistema de trava eletrônica que impede o engate de uma marcha incompatível com a rotação do motor. Na prática, o sistema impossibilita o movimento da alavanca para as opções “P” (parking) e “R” (marcha a ré) quando o veículo ultrapassa a velocidade de 6 km/h, preservando a transmissão. Para otimizar o funcionamento da caixa AT6 com o motor 2.0L foram desenvolvidas novas linhas de admissão de ar e de escape, além de uma calibração específica para o motor, privilegiando o conforto na utilização da função “Drive” e, ainda, proporcionando uma condução mais dinâmica e esportiva no modo “Sport”.

Peugeot 308 2014 ganha câmbio de seis marchas e nova suspensão



O câmbio também possui um inédito sistema de correção dinâmica, que faz a leitura do relevo pela qual o veículo está trafegando. A transmissão “segura” as marchas em descida, acionando o freio motor, e nas subidas trabalha na melhor faixa possível de torque. O sistema também retém a marcha quando o motorista tira o pé do acelerador, permitindo, caso ele aborte uma ultrapassagem, refazer a operação, garantindo maior segurança. Se o mecanismo não estivesse disponível, com a desaceleração, o carro ganharia velocidade e o motorista precisaria acionar os freios.

Peugeot 308 2014 ganha câmbio de seis marchas e nova suspensão



De acordo com a marca, o novo conjunto mecânico gerou ganhos de performance, tendo como principais destaques acelerações e retomadas, e a redução no consumo de combustível. Nas acelerações de 0 a 100 km/h, houve uma melhora de 0,8 s comparado ao câmbio de quatro velocidades, pois a caixa AT6 tem relações mais curtas em 1ª e 2ª marchas. O mesmo ocorreu quanto às retomadas, principalmente de 80 km/h a 120 km/h, no qual o tempo foi reduzido em 0,5s. O consumo foi reduzido em todas as situações de uso (cidade ou estrada) e combustível (etanol ou gasolina). Nos testes realizados pelo Departamento de Engenharia da PSA Peugeot Citroën, o 308 registrou uma economia de 5% se comparado com sua versão anterior.

Confira os preços:

308 Active Flex 1.6 16V – 52.990,00

308 Allure (M) Flex 2.0 16V – 60.990,00

308 Allure (AT6) Flex 2.0 16V – 66.490,00

308 Griffe THP (A) 1.6 THP –  74.990,00

Por Marcus Lauria