Muitos consumidores já começavam a criticar a Ford por sua ausência no mercado nos últimos anos, visto que a montadora estava pegando seus modelos, dando pequenas repaginadas e lançando como novas versões.

Conhecida por se inspirar nas montadoras rivais, a Ford fez pouco nos últimos anos, tanto que enquanto a marca lançou apenas a nova versão do EcoSport e a nova geração do New Fiesta, suas concorrentes renovaram completamente as suas linhas.

Ciente das críticas, a Ford já anunciou que renovará sua linha até 2015, sendo assim podemos prever algumas novidades da montadora norte-americana nos próximos anos. Como pontapé inicial dessa nova fase da marca, a empresa divulgou que está trabalhando na produção de um modelo para competir com o Chevrolet Spin.

Ford B-Max

Aproveitando a minivan B-Max (de 5 lugares), a Ford lançará a Grand B-Max que terá sete lugares e contará com algumas novidades. Com essa mudança, a montadora espera alcançar o topo da categoria de carros para passeio.

Com produção prevista para a planta de São Bernardo do Campo, São Paulo, a Grand B-Max será fabricada juntamente do New Fiesta Hatch. Lembrando que ambos os modelos compartilham os mesmos componentes e a mesma plataforma.

O B-Max de 7 lugares será chamado de Grand B-Max.

Motorização

Mesmo que a Ford defina o carro como um projeto, sua motorização já está sendo especulada pelos especialistas, sendo assim é bastante possível que tenhamos uma Grand B-Max com motores Sigma 1.6 16V capaz de gerar 125 cv de potência (nas versões de entrada) e Duratec 2.0 que fornece 170 cv de potência, acoplado a uma transmissão PowerShift de dupla embreagem com injeção direta e seis marchas (versão top de linha).

A ideia da Ford é de lançar o modelo nos mercados emergentes, tais como Brasil, China e Índia, uma vez que as vendas nesses países normalmente superam as expectativas. Internamente, a Grand B-Max está sendo chamada de B516.