Com previsão de chegada ao mercado brasileiro em março de 2014, o Ford Ka 2014 é uma das apostas da montadora norte-americana para o ano. Tanto que o modelo sofreu diversas alterações e não lembra nem de longe, o compacto bastante conhecido pelos consumidores. Todas essas mudanças e novidades fazem parte de um projeto da marca que espera segurar o crescimento da Renault (a montadora francesa está quase tomando o posto da Ford de quarta maior montadora do mercado brasileiro).

Inicialmente o novo Ford Ka será vendido apenas na Índia e no Brasil, uma vez que a ideia da montadora norte-americana é de descontinuar o modelo na Europa e nos EUA. Especula-se que esse seja o último ano do compacto em território europeu e norte-americano.

A nova linha do Ford Ka 2014 será fabricada na planta de Camaçari, na Bahia, sendo construída a partir da mesma arquitetura utilizada no novo New Fiesta e também no novo EcoSport.

Em relação ao visual, existem muitas projeções, alguns dizem que trata-se de um New Fiesta mais inferior, com laterais semelhantes as do Chevrolet Onix e traseira parecida com a do Volkswagen Gol. A dianteira por sua vez, deve misturar os estilos do New Fiesta e do Ford Fusion, além dos faróis que possivelmente devem seguir o mesmo design dos presentes no Escort (apresentado no Salão de Xangai nos mês de abril de 2013).

As entradas de ar (presença constante nos modelos da Ford) também devem estar presentes no Ford Ka 2014, no entanto não serão do estilo filetadas, e sim com um formato de colmeia. Internamente, a nova linha do compacto está sendo chamada de B562.

Além de ter a versão hatch disponível, o novo Ford Ka 2014 também contará com o inédito modelo sedan, pelo menos é que se especula. Ciente de que o carro pode abrir concorrência ao New Fiesta, a montadora norte-americana decidiu deixar o compacto com dimensões menores. No entanto, isso não fará com que o Ka seja menor que seus rivais, uma vez que o entreeixos e o porte estarão na média do Chevrolet Onix, Fiat Palio, Fiat Uno e Volkswagen Gol.

Na tentativa de diminuir custos, diversos elementos serão idênticos na versão sedan e hacth, como será o caso das portas traseiras.

A parte mecânica possivelmente contará com duas opções de motores, um 1.0 inédito que terá três cilindros, doze válvulas e será capaz de fornecer cerca de 80 cavalos de potência (projeção) e o 1.5 16V Sigma (o mesmo que equipa o New Fiesta) que é capaz de gerar 111 cv de potência. A transmissão continua sendo manual.

Os itens de série não foram divulgados, no entanto, acredita-se que o carro já venha equipado com ar-condicionado, airbag frontal e freios ABS (os dois últimos itens passam a ser obrigatórios a partir de 2014).

O preço do Ford Ka 2014 também é uma incógnita, especula-se que seja algo na casa dos R$ 27 mil, no entanto, gostaríamos de deixar claro que essa é apenas uma projeção, uma vez que a Ford ainda não divulgou nenhuma informação oficial sobre valores.