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Ao término do melhor primeiro semestre em vendas da história, houve mudanças significativas em alguns dos 16 segmentos em que esta coluna Alta Roda divide o mercado. Com a dinâmica de lançamentos e o redirecionamento das preferências dos compradores, stations pequenas saíram da classificação porque apenas dois modelos estão disponíveis: Palio Weekend e SpaceFox. Três opções é o mínimo necessário. Peruas médias e grandes, embora vendam menos que as compactas, ainda têm oferta de oito modelos.
Utilitários esporte avançaram sobre stations, monovolumes, sedãs e até hatches. Por isso, sua base foi subdividida entre compactos (ainda crescerá bastante) e médio-compactos. Também mudou o critério classificatório de carros esportivos e puramente esporte. Estes precisam de chassis específicos, sem derivar de automóveis comuns. Curiosamente, o esportivo líder, Veloster, dispõe no exterior de motor de 204 cv, mas a Hyundai-CAOA se limita a oferecer aqui apenas o mesmo motor do HB20 (128 cv). Mesmo assim, vende bem.
Há ainda novos campeões ou que recuperaram posições: Honda Civic, Ford EcoSport, BMW Série 5 e 6, Porsche Panamera, JAC 6 (único chinês a liderar) e BMW Z4. Segmentos cujas vendas mais encolheram foram os de stations médias e grandes, 80%; modelos de topo, 59%. Importados, de modo geral, tomaram grandes tombos. Desde o mexicano Fiat 500 (queda de 65%) até o recordista, o chinês Lifan 320 (menos 94%).
Ranking a seguir, que Paulo Garbossa, da ADK, compilou, classifica por distância entre eixos, largura e, secundariamente, preço. Baseia-se em percentual dos emplacamentos e inclui apenas modelos e segmentos mais representativos.
Compactos: Gol/Voyage, 16%; Palio/Siena, 13%; Uno/Mille, 9%; Onix/Prisma, 7,4%; Fiesta hatch/sedã, 6,7%; HB20/X/S, 6,6%; Fox/CrossFox, 6,3%; Logan/Sandero, 5%; Classic, 4%; Celta, 3,5%; Etios hatch/sedã, 2,8%; Cobalt, 2,7%; Punto/Linea, 2,4%; March/Versa, 2%; C3/DS3, 1,6%; Ka, 1,59%; 207/208, 1,57%; City, 1,52%; Agile, 1,42%; Clio, 1,41%. Gol/Voyage continuam firmes.
Médio-compactos: Civic, 18%; Corolla, 17%; Cruze hatch/sedã, 16%; Focus hatch/sedã, 10%; Golf/Jetta, 9%; Peugeot 308/408, 6%; Fluence, 5%; i30/Elantra, 4%; C4/Pallas/DS4, 3,4%; Bravo, 3,3%. Civic retoma a ponta.
Médio-grandes: Fusion, 29%; BMW 3, 22%; Mercedes C, 18%; Azera, 9%. Preço ajuda o Fusion.
Grandes: BMW 5/6, 35%; Mercedes E/CLS, 23%; Jaguar XF, 12%. Boa arrancada do BMW.
Topo: Panamera, 47%; BMW 7, 15%; Jaguar XJ, 12%. Panamera recupera liderança.
Stations médias e grandes: Freemont/Journey, 76%; Passat, 7%; Jetta, 4%. Líderes pelo preço.
Monovolumes pequenos: Fit, 32%; Spin, 29%; Idea, 18%. Fit ameaçado.
Monovolumes médios: J6, 30%; C4 Picasso, 29%; Mercedes B, 25%. Liderança incerta.
Picapes pequenas: Strada, 51%; Saveiro, 28%; Montana, 18%. Strada imbatível.
Picapes médias: S10, 31%; Hilux, 23%; Amarok, 14%. S10 ainda avança.
Utilitários esporte compactos: EcoSport, 60%; Duster, 35%; Jimny, 1%. Como previsto.
Utilitários esporte médio-compactos: Tucson/ix35, 33%; Sportage, 13%; ASX, 12%. Líderes folgados.
Utilitários esporte médio-grandes: Hilux SW4, 40%; Santa Fe, 13%; Sorento, 10%. Hilux consolidada.
Utilitários esporte grandes: Pajero Full/Dakar, 44%; Edge, 21%; Discovery, 11%. Liderança tranquila.
Esportivo: Veloster, 65%; Camaro, 20%; SLK, 8%. Definido pelo preço.
Esporte: BMW Z4, 50%; Boxster/Cayman, 26%; 911, 12%. Líder bastante firme.
A coluna Alta Roda aborda temas de variado interesse na área automobilística: comportamento, mercado, avaliações de veículos, segredos, técnica, segurança, legislação, tecnologia e economia. A coluna semanal é reproduzida em 85 jornais, revistas e sites brasileiros. Está dimensionada com 5.000 caracteres e é editada nas 52 semanas do ano. Alta Roda começou a ser publicada em 1º de maio 1999. Firmou-se como referência no jornalismo especializado por sua independência e análises objetivas.
Sobre o autor: Fernando Calmon (fernando@calmon.jor.br) é jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna automobilística semanal Alta Roda começou em 1999. É publicada no Carros e Segredos e em uma rede nacional de 85 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente no Brasil do site just-auto (Inglaterra).
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