Um dos maiores sucessos da Kia no Brasil, o Cerato chega a sua linha 2014, o modelo foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo e chega ao mercado com novo visual e equipamentos. A intenção da montadora sul-coreana é de que o carro suba de categoria e passe a competir com Chevrolet Cruze, Honda Civic, Renault Fluence e Toyota Corolla.

No entanto, mesmo que a Kia tenha melhorado o carro, seus concorrentes ainda o superam em relação ao motor, uma vez que cada um deles é equipado com propulsores de maior cilindrada que o do Cerato 2014.

Em relação à parte externa do veículo, o destaque vai as enormes lanternas, traseira curta, capô volumoso, faróis grandes, rodas de liga leve aro 16 e linhas que deixaram o carro muito mais moderno e bonito. Vale lembrar que o porta-malas possui capacidade para 421 litros.

As dimensões também foram modificadas, tanto que agora o novo Cerato dispõe de 2,7 m entreeixos e 4,56 m de comprimento, mudanças essas que deixaram o carro mais largo e consequentemente ainda mais confortável, uma vez que o espaço interno foi aumentado.

Por falar no interior do Kia Cerato 2014, esse está ainda mais moderno e funcional, isso por que o modelo agora conta com um novo sistema de som com rádio/CD e conexão com iPod/USB, no entanto o ponto negativo fica por conta da ausência de Bluetooth, impedindo assim com que smartphones sejam conectados ao sistema.

Em relação aos itens de série, o Cerato 2014 vem equipado com lanternas e faróis com LEDs, retrovisor eletrocrômico, banco do motorista com ajuste lombar elétrico (os demais possuem ajuste manual), volante de couro com ajustes de profundidade e altura, controle eletrônico de velocidade, computador de bordo, acendimento automático de faróis, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros, direção com assistência elétrica, ar-condicionado bizona, sensores de crepuscular e chuva e vidros elétricos um toque para todas as portas. Na versão top de linha ainda há a presença do sistema paddle shift (borboletas para mudança de marcha no volante).

Preocupada com a segurança e ciente da nova lei que entrar em rigor a partir de janeiro de 2014, a Kia já implementou freios ABS e airbags duplo frontais ao novo Cerato, deixando assim o modelo de acordo com as normas estabelecidas.

A parte mecânica ainda continua desapontando, uma vez que o motor é o 1.6 Gamma Flex (o mesmo usado no Hyundai HB20 e no Hyundai i30) capaz de gerar 128 cv de potência e sendo acoplado as opções de transmissão manual ou automática, ambas de seis velocidades.

Os preços do Kia Cerato 2014 são os seguintes:

  • Kia Cerato MT (E.244): R$ 67.400
  • Kia Cerato AT (E.294): R$ 71.900