É visível o quão empenhada a Toyota está em retomar a liderança do mercado automobilístico mundial, uma demonstração disso é quantidade de lançamentos que a montadora japonesa preparou para esse ano. Ao invés de introduzir algum modelo inédito, a marca decidiu por melhorar e dar uma nova cara aos seus carros já lançados.

Dois bons exemplos disso são o Toyota Corolla 2014 e a nova RAV4 2014, modelos esses que foram totalmente renovados e chegam ao mercado com grandes chances de liderarem suas categorias. A expectativa é muito grande por parte da montadora, tanto que a mesma elevou a sua meta de vendas para a temporada.

A parte externa do RAV4 2014 foi bastante alterada, tanto que olhando apenas alguns segundos para o carro, o consumidor poderá perceber a presença de uma nova estrutura estética no modelo, a mesma empregada no novo Corolla.

Com linhas muito mais arrojadas e uma cara de SUV super esportivo, a nova RAV4 chega ao mercado para bater de frente com o seu maior rival, o Honda CR-V. Analisando os dois modelos é bem complicado definir quem conquistará a preferência dos consumidores, mas se depender da Toyota essa disputa já tem um vencedor.

O interior do carro está muito mais confortável e moderno, isso por que o acabamento foi melhorado (agora a qualidade dos materiais é maior), o espaço no banco traseiro foi aumentado e o isolamento acústico foi revisado, tornando o RAV4 muito mais aconchegante.

A versão de entrada do RAV4 2014 com tração 4×2 conta com sistema de assistência em frenagem de emergência (BAS), distribuição eletrônica de força de frenagem (EBD), freios ABS, sensor de estacionamento, faróis de neblina, airbag duplo, volante com comandos do rádio, manopla do câmbio e volante em couro, entradas auxiliares e USB, CD Player com conexão Bluetooth, direção hidráulica e ar-condicionado.

O modelo com tração 4×4 dispõe de airbags de cortina e laterais, sistema de ignição por botão, destravamento das portas por proximidade da chave, retrovisor interno eletrocrômico, controle de velocidade de cruzeiro, revestimento interno em couro, banco com ajuste elétrico, bancos dianteiros com aquecimento, câmera de ré, tela de 6,1 polegadas unida a um excelente sistema de som e ar-condicionado digital dual zone.

Para a versão top de linha do lançamento da Toyota, as únicas diferenças são o teto solar elétrico, motor 2.5 e o câmbio automático.

Em relação à parte mecânica do carro, a mesma é composta pelos motores 2.0 16 V capaz de gerar 145 cv de potência acoplado a um câmbio CVT de sete velocidades e o 2.5 que fornece 180 cv de potência e dispõe de câmbio automático de 6 marchas.

Os pontos negativos do carro ficam por conta da ausência do GPS, equipamento esse que é indispensável para um modelo do nível do novo RAV4 e da transmissão CVT que em seu modo manual causa certo desconforto ao motorista devido ao atraso entre o comando da alavanca e a troca de marcha, sem falar da “desobediência” do câmbio quando o condutor tenta passar a marcha antes do momento ideal indicado pelo sistema.

No demais, o carro é bastante interessante e, com certeza, trará bom retorno à Toyota. Os preços ficam em R$ 96.900 reais para a versão de entrada 2.0 4×2, R$ 109.900 reais para o modelo 2.0 4×4 e R$ 119.900 para a versão top de linha do veículo.