Dando continuidade a nova geração do EcoSport, a Ford lança a linha 2014 do seu utilitário, modelo esse que promete estar ainda mais completo e bonito. A ideia da montadora americana é de assumir de vez a liderança na categoria.

A parte externa do EcoSport 2014 não mudou muito em relação ao seu formato, no entanto o visual está muito mais arrojado e robusto. Parecia difícil, mas o modelo da Ford ganhou uma cara ainda mais esportiva, sem falar no uso de materiais mais leves e linhas aerodinâmicas, fatores esses que tornaram o carro mais econômico.

Contando com rodas liga leve aro 16, maçaneta traseira integrada à lanterna, grades cromadas, faróis de LED e o tradicional estepe fixado na tampa traseira, o Ford EcoSport 2014 chega ao mercado para bater de frente com modelos como o Kia Sportage e Renault Duster.

O ponto negativo da parte externa do EcoSport não é uma unanimidade, mas já começa a causar o descontentamento dos consumidores, trata-se do estepe fixado na tampa traseira, uma das marcas do utilitário. A reclamação é de que a roda posicionada atrás do carro já “encheu” e é hora da Ford inovar.

Com um espaço interno ainda mais silencioso e espaçoso, o EcoSport 2014 se mostra um carro bastante confortável e prático, isso graças à presença da direção elétrica, porta luvas climatizado e ar-condicionado digital com controle de temperatura. Vale ressaltar também o novo acabamento do carro que está agora bem mais refinado, uma vez que foram usados materiais de altíssima qualidade.

O porta-malas teve sua capacidade aumentada para 705 litros (antes eram 362 litros), no entanto o carro só consegue atingir esse estado se o banco traseiro for 100% rebatido, sendo essa uma das novas funções do lançamento da Ford. O novo EcoSport também dispõe de sensor de estacionamento com alerta visual e sonoro, abertura elétrica do porta-malas, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis e mais de 20 compartimentos porta-objetos.

Para trazer ainda mais tecnologia e comodidade aos ocupantes do carro, o EcoSport 2014 conta com SYNC Media System, sistema esse que possui entradas compatíveis com iPod e USB, conexão Bluetooth, comandos de voz em português e garantia de segurança e conectividade.

O Ford EcoSport 2014 conta com 1,69 m de altura, 2,05 m de largura e 2,51 entreeixos, justificando assim todo o espaço e conforto que o modelo é capaz de oferecer aos ocupantes.

A parte mecânica do carro foi melhorada, agora o EcoSport 2014 conta com os motores Duratec 2.0 Flex 16 V e o Sigma 1.6 Flex 16 V (o mais econômico da categoria segundo dados do INMETRO). Outro detalhe importante é que, com a presença de linhas aerodinâmicas no exterior do carro, a expectativa é de que o modelo tenha o seu consumo de combustível reduzido.

Abaixo você confere as especificações técnicas tanto do motor Duratec como do Sigma:

  • 1.6 Sigma 16 V Flex: 109,6 cv de potência (gasolina) e 115 cv de potência (etanol)
  • 2.0 Duratec 16 V Flex: 140,5 cv de potência (gasolina) e 146,9 cv de potência (etanol)

Ainda em termos de mecânica e estrutura, o novo EcoSport conta com assistente de partida em rampas (HLA), controle de tração e freios ABS com controle de estabilidade (ESC), todos esses itens que fazem parte do pacote AdvanceTrac.

Os preços do novo Ford EcoSport 2014 são os seguintes:

  • Ford EcoSport S 1.6 Flex: R$ 54.800
  • Ford EcoSport SE 1.6 Flex: R$ 57.990
  • Ford EcoSport Freestyle 2.0 Flex: R$ 64.050
  • Ford EcoSport SE 2.0L Powershift Flex: R$ 64.960
  • Ford EcoSport Titanium 2.0 Flex: R$ 68.200