Empregado até hoje de forma voluntária, o Programa de Etiquetagem Veicular será obrigatório dentro de dois anos no Brasil. Criado em 2005 pelo Inmetro, ele já conta com a adesão de pelo menos 13 fabricantes de automóveis que vendem seus carros no país.
O programa submete os veículos participantes a testes e comparativos e cada unidade recebe uma etiqueta com letras de “A” a “E” informando a autonomia e o consumo de combustível.
No começo de 2013 será lançada uma nova etiqueta contendo também a quantidade de emissão de C02 que cada veículo emite, além da autonomia e o consumo de combustível como acontece hoje.
De acordo com palavras de um executivo do Inmetro, o aumento na exigência do consumidor somado a alta na adesão das montadoras fez com que o órgão resolvesse tornar obrigatória a adoção da etiqueta dentro de um prazo de dois anos.
Para informar melhor a população sobre o programa e os planos em questão, o órgão regulador vai lançar um Guia do Consumidor na próxima edição do Salão do Automóvel agora no final de outubro.
Informações: Carsale
Deixe um comentário