Projeção do futuro jipinho da Fiat

Com a chegada essa semana do Novo Ecosport e em breve dos futuros Chevrolet Trax e Fiat 500X, logo logo o segmento dos utilitários compactos vai se tornar um dos mais disputados do mercado brasileiro que já conta com o Renault Duster na liderança. O modelo da marca italiana ainda não foi confirmado oficialmente para o país, mas dificilmente a montadora vai deixar um dos seus principais mercados sem o primeiro “jipinho” de sua história.

Mostrado recentemente de forma rápida durante a apresentação da nova minivan baseada no pequeno 500, o novo modelo tem estreia prevista para o próximo ano na Europa e a chegada ao mercado nacional deve acontecer em 2013, mais tardar no começo de 2014.

Projeção do futuro jipinho da Fiat

Tal como acontece com a minivan, o novo jipinho será montado sobre a mesma plataforma ampliada do Punto e isso significa que ele será do mesmo tamanho do monovolume que hoje mede pouco mais de quatro metros de comprimento e tem espaço interno para quatro ocupantes, além de porta-malas de 400 litros.

O sistema de tração será dianteiro e 4X4 e os motores serão aproveitados de outros modelos da linha atual, como o 500 e a própria minivan derivada dele.

O Novo Fiat 500X será fabricado na unidade de Mirafiori, localizada na cidade italiana de Turim. Dele surgirá uma variante com logotipo Chrysler para substituir o atual Compass nos EUA, no final de 2014. Já na Europa o futuro modelo italiano deve substituir o Sédici – modelo baseado no SX4 e feito em parceria com a japonesa Suzuki.

Projeção: Auto Express