A tão esperada quarta geração do famoso compacto francês foi antecipada nessa semana que passou pelo pessoal da revista francesa Autoplus. Tratado como uma das estrelas do próximo Salão de Paris, o novo hatch é aguardado com muita expectativa na Europa e a própria Renault o considera sua última cartada para tentar recuperar o prestígio que sempre teve no segmento e que foi perdendo ao longo dos últimos anos.

Para isso a marca preparou um carro inteiramente novo, começando pelo desenho inspirado nos conceitos Captur e DeZir até na mecânica com a introdução de dois novos motores a gasolina: 0.9 TCe de três cilindros com 90 cv e 1.2 TCe de quatro cilindros e 115 cv de potência. A plataforma será compartilhada com o elétrico Zoe e o comprimento vai ficar ligeiramente maior com 4,05 metros contra 4,03 metros do modelo atual.

Por enquanto ele será oferecido apenas com versões de cinco portas e mais tarde serão disponibilizadas as versões esportivas Gordini e RS.

Outros pontos de destaque serão os novos itens de série como navegação por satélite, airbags e um novo sistema batizado de “R-link”, além da parte de segurança com a introdução de ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade) em todas as versões.