Quando entramos em um posto para abastecer, logo nos vem à mente a seguinte questão: “de que lado fica o tanque?”. Por estar em um carro emprestado, alugado ou, simplesmente, pelo fato de não se lembrar, não é raro acontecer de pararmos na bomba em lado contrário ao do bocal do tanque. E daí, é aquele transtorno, o frentista te “olha torto” (nem todos) e se vê obrigado a dar a volta no carro com a mangueira para, enfim, abastecer. Além da cara de “juvenil”, nada mais lhe resta fazer.

Mas, saiba que você só vai passar por essa situação novamente se quiser. Talvez nunca tenham lhe contado, mas, no painel dos carros mais novos, há uma indicação exata que revela de qual lado fica o bocal do tanque. A indicação está no medidor de combustível, mais precisamente no desenho da bomba. E é mais simples do que você imagina: o lado em que a mangueira da bomba estiver desenhada é o lado em que o seu carro deve ser abastecido. No exemplo a seguir, o tanque fica no lado direito do motorista.

Em outros casos, a indicação é bem menos sutil e uma seta indica o lado correto do tanque. No exemplo abaixo, o tanque é posicionado no lado esquerdo do motorista.

Se você já sabia, passe a informação adiante, ainda tem muita gente que não sabe. Se não sabia, com certeza, deve estar se preparando pra ir até o seu carro para confirmar se é verdade e concluir: “como é que eu vivi até hoje sem essa informação?!”. Brincadeiras à parte, é uma dica simples mas que ajuda em muito.