O Ford Mustang que esteve entre as grandes atrações da montadora norte-americana em seu estande no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo é o Shelby GT350R, a versão mais “brava” da linha e produzida em edição limitada. Exibido na cor preta, com rodas de 19 polegadas, o modelo é equipado com motor V8 de 5.2 l, 533 cv de potência e torque de 59 kgf.m.

Ford Mustang Shelby GT350R. Foto: Divulgação.

Ford Mustang Shelby GT350R. Foto: Divulgação.

O Ford Mustang Shelby GT350R tem transmissão manual de seis marchas, tração traseira e diferencial Torsen de escorregamento limitado. O veículo é capaz de atingir os 100 km/h em menos de 3.5 segundos, sendo assim um dos naturalmente aspirados mais rápidos do mundo. O ronco do sistema de escapamento com quatro saídas é um show à parte.

A letra “R” da nomenclatura traduz as modificações feitas em relação ao modelo Shelby GT350 que trouxeram ainda mais performance. Além de sistemas de resfriamento da transmissão e do óleo, o modelo conta com difusor dianteiro e aerofólio traseiro. A suspensão conta com suporte de alumínio, molas especiais e amortecedores adaptativos.

Roda de 19 polegadas do Ford Mustang Shelby GT350R. Foto: Carros e Segredos.

Roda de 19 polegadas do Ford Mustang Shelby GT350R. Foto: Carros e Segredos.

Internamente, todos os equipamentos não essenciais foram removidos. Isso inclui ar-condicionado, bancos traseiros, som e estepe – que também podem ser adquiridos como acessórios. O objetivo foi reduzir o peso e evitar “distrações”. Os bancos são de competição, com revestimento em couro e costura vermelha, mesmo contraste utilizado nos distintivos e nas faixas da carroceria.

Bancos de competição do Ford Mustang Shelby GT350R. Foto: Divulgação.

Bancos de competição do Ford Mustang Shelby GT350R. Foto: Divulgação.

O Shelby é uma das versões transformadas do Ford Mustang mais famosas. Criado pelo lendário Carroll Shelby, em parceria com a Ford, o modelo foi astro de grandes produções cinematográficas nos EUA.