O LA Auto Show, em Los Angeles, Califórnia, nos EUA, foi o palco escolhido pela Honda para a estreia mundial do novo Civic Si Prototype. O protótipo nos dá uma boa noção da direção que a montadora japonesa pretende seguir para os modelos Si Sedan e Si Coupé. Vale ressaltar que o veículo revelado, apesar de carregar o sobrenome “Prototype” (em português, protótipo), é bem próximo das versões finais que entrarão em linha de produção.

Honda Civic Si Prototype. Foto: Divulgação.

Honda Civic Si Prototype. Foto: Divulgação.

Honda Civic Si Prototype. Foto: Divulgação.

Honda Civic Si Prototype. Foto: Divulgação.

O Honda Civic Si Prototype divide a atenção do público presente em Los Angeles com as outras versões do modelo: sedan, coupé, hatchback e o, mais radical, Civic Type-R Prototype. É a primeira oportunidade em que as cinco variações dividem o mesmo palco. A exibição do interior do Type-R também foi destaque no evento.

Com carroceria em vermelho cintilante “Rallye Red Pearl”, o Honda Civic Si Prototype conta, de fábrica, com kit aerodinâmico, incluindo difusores dianteiros e traseiros, spoilers traseiros, ponteira de escape poligonal e pneus de 19 polegadas 235/35Y de alta performance montados em rodas de liga de alumínio forjado de 10 raios.

Ambas as versões do Honda Civic Si, serão equipadas com um motor de 1.5 l, turbo, de injeção direta e 4 cilindros em linha em associação com uma transmissão manual de engate rápido e seis velocidades. A potência do motor ainda não foi divulgada de maneira oficial, mas espera-se que o propulsor tenha entre 220 e 230 cv de potência. Atualizações adicionais de performance incluirão um novo sistema de amortecedores ativo, direção ativa, diferencial de deslizamento limitado e pneus de alta performance opcionais.

Internamente, o Honda Civic Si Prototype possui bancos esportivos exclusivos com costura vermelha e emblema “Si”. A costura vermelha se estende para as portas, o volante em couro e a capa do câmbio que, por sua vez, conta com manopla de alumínio. O painel de instrumentos, com detalhes em carbono, e o sistema de áudio possuem iluminação vermelha. Os pedais, é claro, também são esportivos e possuem capas de alumínio.

A previsão é de que as versões Si Sedan e Si Coupé do Honda Civic cheguem ao mercado norte-americano no próximo ano. Em conjunto com o lançamento da versão Type-R, elas completarão o lineup da 10ª geração do modelo de maior sucesso da marca.

Honda Civic Type-R Prototype. Foto: Divulgação.

Honda Civic Type-R Prototype. Foto: Divulgação.

“Com o novo Honda Civic Si, estamos injetando maior esportividade na 10ª geração” disse Jeff Conrad, vice-presidente sênior e gerente geral da Honda. “Este será, sem dúvidas, o Si mais rápido e de melhor dirigibilidade já oferecido aos nossos clientes”, completou.

Vídeo