A Chevrolet apresentou aquele que a empresa chama de “o carro de passeio mais surpreendente já comercializado pela marca no Brasil”, o Novo Cruze 2017. Além das mudanças visuais, estruturais e mecânicas, o modelo traz um pacote tecnológico nunca antes ofertado em um sedã médio produzido no país.

2016060200009

2016060200010

Design

Modelo global de maior sucesso da marca, com mais de 4 milhões de unidades emplacadas, o Novo Cruze 2017 conta com um novo conceito arquitetônico de carroceria, com perfil dinâmico e desenvolvido em túnel de vento. O desenho, que remete à silhueta de um “cupê de quatro portas”, é marcado pela caída mais acentuada do teto em direção ao porta-malas, que tem tampa curta e alta como a linha de cintura do sedã. As rodas de alumínio de 17 polegadas e as formas “musculosas” das laterais reforçam o caráter esportivo do modelo. Em relação às proporções, o Novo Cruze 2017 ficou 62 mm mais comprido, 9 mm mais alto e seu entre-eixos é 15 mm maior que o antecessor. Com a adoção de materiais mais nobres, como o alumínio e ligas de aço mais resistentes a versão 2017 também “emagreceu” quase 100 quilos.

2016060200012

Interior

As novas proporções externas possibilitaram uma cabine mais espaçosa e confortável para os ocupantes. O acabamento interno ficou mais refinado, recebeu materiais “soft touch” e detalhes cromados. Os bancos e os painéis das portas contam com revestimento premium. Na versão luxo (LT) a cor predominante é a preta, enquanto na alto luxo (LTZ) a cinza é que impera. Um guia de LED na cor azul emoldura os comandos da central multimídia e do ar-condicionado, facilitando o acesso aos botões durante a noite.

E por falar em multimídia, o Novo Cruze 2017 vem com a mais nova geração do sistema multimídia da Chevrolet, o MyLink 2 que possui tela de 8 polegadas capacitiva de alta definição, compatibilidade com os sistemas Android Auto, da Google e CarPlay, da Apple, além de navegador GPS embarcado e comandos por voz. O volante multifuncional agora conta com teclas na parte frontal e traseira permitindo maior integração com o veículo e com o multimídia. Por sua vez, o painel recebeu um novo design, no entanto, o conceito chamado de “dual-cockpit”, que separa bem a área destinada ao motorista e ao carona, presente no modelo anterior, foi mantido.

2016060200015

O quadro de instrumentos também ganhou atenção especial e pode vir com um computador de bordo de última geração. Conta com tela colorida de 4,2 polegadas e cinco modos de visualização: informações gerais do veículo, como pressão dos pneus, vida útil do óleo e distância do carro da frente; informações do sistema de áudio; do sistema de telefonia; sobre o sistema de navegação e um menu configurável que permite, por exemplo, exibir a velocidade de maneira digital. Além disso, possui a função ECO que auxilia o motorista a dirigir de maneira que privilegie o menor consumo de combustível.

2016060200020

OnStar

Como era de se esperar, o Novo Cruze 2017 traz a versão mais moderna do OnStar, sistema de telemática avançado que oferece ao motorista mais de 20 serviços de emergência, segurança, navegação, concierge e conectividade. Exclusividade da marca Chevrolet no Brasil, o OnStar também permite que o usuário comande funções do veículo por meio de um aplicativo para smartphones. Como cortesia, o serviço é disponibilizado gratuitamente pelos 12 meses iniciais, sendo que o processo de habilitação pode ser iniciado ainda na concessionária

2016060200018

Conforto e segurança

Nos quesitos conforto e segurança do Novo Cruze 2017, podemos destacar o sistema de estacionamento automático e o assistente de permanência na faixa, que, no caso de saída involuntária da pista, emite um sinal e pode até mesmo corrigir automaticamente a trajetória do veículo. Ambos fazem parte do pacote chamado de Hi-Tech, que também contempla alerta de colisão frontal, alerta de ponto cego, farol alto inteligente, carregador de celular por indução e banco do motorista com ajustes elétricos.

2016060200006

Vale ressaltar que controle eletrônico de tração e de estabilidade, controle de cruzeiro, direção elétrica, freios ABS com EBD (distribuição da força de frenagem) e PBA (frenagem de emergência), assistente de partida em rampas, monitoramento de pressão dos pneus, câmera de ré, sensor de estacionamento, sistema Isofix )para fixação de cadeirinha infantil), sistema de som de alta definição, MyLink, luzes de condução diurna e abertura e fechamento dos vidros por controle remoto passam a ser itens de série desde a versão mais acessível (LT).

2016060200007

Para a versão topo de linha (LTZ) são acrescidos airbags laterais e de cortina, faróis com regulagem de altura, luzes de condução diurna em LED, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de chuva, sensor crepuscular, abertura das portas por sensor de aproximação na chave e partida por botão no painel, acionamento da ignição à distância por controle remoto, retrovisores externos com rebatimento elétrico e aquecimento, retrovisor interno eletrocrômico, MyLink com GPS, acabamento cromado na grade e nas maçanetas externas, além de rodas escurecidas.

2016060200005

Conjunto mecânico

O Novo Cruze 2017 estreia o novo motor Ecotec 1.4 Turbo Flex, com 153 cv de potência e 24,5 kgfm de torque que, segundo a montadora, possui níveis de consumo comparáveis aos de veículos equipados com propulsores 1.0. Com nota “A” no selo de eficiência energética do INMETRO, o desempenho fica em 11,2 km/l na cidade e 14 km/l na estrada; com etanol, 7,6 km/l e 9,6 km/l, respectivamente. Em média, o novo modelo é 30% mais econômico que o de geração anterior.

2016060200024

A adição de várias tecnologias contribuiu para a concretização dos bons números do Novo Cruze 2017. Dentre elas o turbocompressor, a injeção direta, o cabeçote com coletor de escape integrado, bloco e cárter em alumínio, comando variável de válvulas e, principalmente, o sistema Stop/Start, que desliga temporariamente o motor em determinadas situações, como, por exemplo, a parada em um semáforo.

2016060200004

Quanto à transmissão, trata-se da automática com seis velocidades de terceira geração, a mesma utilizada no Chevrolet Cruze comercializado no mercado norte-americano, que caracteriza-se pela capacidade de se adaptar ao modo de condução do condutor. Paralelamente, possui sistema Active Select, que permite a troca manual de marchas por meio da manopla do câmbio.

Lançamento

A previsão é de que o Novo Cruze 2017 chegue às concessionárias da marca a partir de junho, para demonstração e test-drive. Em julho devem começar as entregas aos primeiros consumidores. A garantia oferecida será de três anos.

Fotos: Divulgação.