O ano de 2016 marca o 40º aniversário de um dos mais queridos e consolidados modelos da montadora alemã Volkswagen. Trata-se do Golf GTI, que, apresentado como protótipo no Salão do Automóvel de Frankfurt em 1975, teve sua primeira versão em 1976 e, agora, em sua sétima geração, acaba de ganhar a versão Clubsport.

Volkswagen Golf GTI Clubsport. Foto: Divulgação.

Volkswagen Golf GTI Clubsport. Foto: Divulgação.

A nova configuração do veículo, disponível para os consumidores na Alemanha, se posiciona entre a versão tradicional do GTI e o modelo “R” e é, segundo a Volkswagen, a mais focada no condutor. Custando o equivalente a 36.350 euros (aproximadamente 160 mil reais, na cotação de hoje), o modelo conta com maior potência, splitter frontal e spoiler traseiro, montado no teto, capazes de “colar” o carro no chão e proporcionar uma condução mais esportiva.

Apresentado pela primeira vez no ano passado, o Volkswagen Golf GTI Clubsport traz, debaixo do capô, uma versão afinada do motor 2.0 l TSI, de quatro cilindros, com 265 cv de potência que podem saltar para 290, durante 10 segundos, quando acionada uma função de overboost – permitindo o aumento da pressão de sobrealimentação – totalmente independente, que dispensa o motorista de apertar qualquer botão para ativá-la, bastando, apenas, pisar fundo no pedal do acelerador.

Quando associado à transmissão automática DSG de seis velocidades, o conjunto mecânico do Clubsport alcança a marca de 100 km/h em apenas 5.9 segundos, uma diferença 0.1 segundos menor em comparação com o resultado obtido pela versão manual, também disponível para o modelo.

Com design inspirado no carro conceito GTI Supersport Vision Gran Turismo, além do splitter e do spoiler, o VW Golf GTI Clubsport conta com para-choque dianteiro redesenhado, grade mais ampla, para-lamas mais salientes, saias laterais e uma guarnição preta entre as rodas dianteiras e traseiras que, por sua vez, podem ser de 18 ou 19 polegadas. No interior, as mudanças são mais discretas e se resumem, basicamente, à uma costura pespontada, de cor vermelha, no tradicional volante de base achatada do GTI e listras nos assentos esportivos.