O hatchback do Chevrolet Cruze, conhecido no Brasil pela nomenclatura Sport6, chega à sua segunda geração. A montadora divulgou, na CES 2016, feira internacional de eletrônicos, que acontece em Las Vegas, nos EUA, as primeiras imagens oficiais do modelo que tem estreia programada para o Salão do Automóvel de Detroit, também nos EUA.

Chevrolet Cruze Hatch 2017. Foto: Divulgação.

Chevrolet Cruze Hatch 2017. Foto: Divulgação.

Após cerca de seis meses da apresentação da nova geração do sedan, chega a vez da versão hatchback, construída sobre a mesma plataforma, ganhar novas linhas e formas. Motivo de orgulho para a marca, a distância entreeixos permanece a mesma para ambas as versões, compreendendo 2,7 m e mantendo a capacidade para o transporte de cinco adultos com comodidade. Tal feito posiciona o modelo dentre os mais espaçosos do seu segmento, oferecendo distância para as pernas maior que as disponíveis no Ford Focus e Hyundai i30, por exemplo. O porta-malas também é bastante espaçoso, são 524 l de capacidade de carga que pode ser estendida para 1.198 l quando os bancos traseiros estiverem rebatidos.

Porta-malas do Chevrolet Cruze Hatch 2017. Foto: Divulgação.

Porta-malas do Chevrolet Cruze Hatch 2017. Foto: Divulgação.

Do ponto de vista do design, como não poderia deixar de ser, o veículo segue muitas das linhas do sedan e as diferenças ficam concentradas na parte traseira. É bastante perceptível a semelhança com o design de outro modelo da GM, o Opel/Vauxhall Astra K. O interior é basicamente o mesmo do irmão maior e conta, de série, com sistema multimídia MyLink, que suporta conectividade com os sistemas CarPlay, da Apple, e Android Auto, da Google.

Chevrolet Cruze Hatch 2017. Foto: Divulgação.

Chevrolet Cruze Hatch 2017. Foto: Divulgação.

Quanto à motorização, por enquanto, apenas uma opção de motor foi anunciada, trata-se do 1.4 l turbo de 4 cilindros com 153 cv de potência e 24,4 kgmf, movido a gasolina, acoplado à uma transmissão manual ou automática de 6 velocidades e sistema start/stop, que desliga o motor em pequenas paradas visando a economia de combustível. O conjunto, segundo informações da montadora, é capaz de levar a versão sedan aos 100 km/h em cerca de 8 segundos. Apesar de mais resistente, o modelo “emagreceu” cerca de 91 kg em relação à sua primeira geração.

Chevrolet Cruze Hatch 2017. Foto: Divulgação.

Chevrolet Cruze Hatch 2017. Foto: Divulgação.

No mercado norte-americano, o veículo estará disponível nas versões LT e Premier, com a opção de adição do pacote esportivo RS, o mesmo que aparece nas primeiras imagens de divulgação. Os clientes poderão também encomendar uma diversidade de opcionais, tais como bancos em couro e aquecimento do volante e dos bancos. A comercialização, por lá, deverá ter início no segundo semestre. Aqui no Brasil, o modelo deverá chegar às concessionárias da marca apenas em 2017, imediatamente após a chegada do sedan.