• Esta é a primeira vez que o modelo conquista o título de automóvel preferido dos consumidores; foram quase 126 mil unidades acumuladas ao longo do ano;
  • Chevrolet torna-se a única marca a emplacar três modelos de passeio diferentes no topo do ranking: Onix, Monza e Chevette;
  • Pelo terceiro ano consecutivo, marca Chevrolet fica à frente no comércio de carros no varejo, o mais concorrido do Brasil.

São Caetano do Sul (SP) – O Onix é o carro mais vendido do Brasil de 2015, de acordo com os dados oficiais de emplacamentos. Esta é a primeira vez que o modelo da Chevrolet conquista o título. Ao longo do ano, foram 125,9 mil unidades emplacadas.

Chevrolet Onix 2016. Foto: Divulgação.

Chevrolet Onix 2016. Foto: Divulgação.

Desde sua chegada ao mercado nacional, no fim de 2012, o Onix vem ascendendo no ranking geral. Foi o oitavo mais vendido logo no ano seguinte, passando para a quarta posição em 2014. Ao todo, são mais de 400 mil unidades comercializadas.

Antes do Onix, dois outros Chevrolet alcançaram o posto de modelo preferido dos brasileiros: o Monza e o Chevette. Ambos já descontinuados.

Tricampeão (1986, 1985 e 1984), o Monza até hoje é o único de sua categoria a ter chegado ao topo. Já o Chevette conquistou o título em 1983.

Na história da indústria automobilística nacional, a Chevrolet é a primeira marca a colocar três diferentes carros de passeio no posto mais alto do ranking.

Outros modelos Chevrolet também foram destaques no ano. Prisma, Spin e S10 terminaram o ano como líderes em seus respectivos segmentos.

Pelo terceiro ano consecutivo, marca Chevrolet fica à frente no comércio de carros a pessoas físicas, o mais concorrido do Brasil.

A Chevrolet encerrou 2015 com 388 mil veículos negociados e manteve a liderança no segmento de varejo pela terceira vez consecutiva, atingindo seu principal objetivo traçado para o ano.

As vendas de varejo, em suma, são aquelas feitas por pessoas físicas e desconsideram os montantes adquiridos por empresas e frotistas.

O sucesso do Onix

A boa aceitação do Onix no mercado brasileiro deve-se a um conjunto de fatores, justifica Marcos Munhoz, vice-presidente da General Motors do Brasil. A começar pelo desenho, desenvolvido localmente para atender os desejos e as necessidades do consumidor brasileiro.

“O Onix transmite modernidade e sofisticação, tem preço competitivo e ainda oferece espaço interno superior ao de concorrentes. Características relevantes para o consumidor que busca um veículo moderno e acessível para o uso cotidiano ou mesmo para viajar com a família”, justifica o executivo.

Outro diferencial do hatch da Chevrolet é seu pioneirismo tecnológico no segmento. O Onix foi o primeiro a oferecer, por exemplo, sistema multimídia Mylink e transmissão automática de seis velocidades.

O Onix possui atualmente nove combinações diferentes entre acabamento (LS, LT, LTZ ou Effect), motorizações (1.0 ou 1.4) e transmissão (manual ou automática de seis velocidades).

Em todas as versões, o modelo vem bem equipado. Destacam-se painel com velocímetro digital, ar-condicionado, direção hidráulica, aviso sonoro em caso de esquecimento do afivelamento do cinto de segurança, rodas aro 14, airbag duplo e freios ABS com EBD (Electronic Brake Force Distribution).

Painel do Chevrolet Onix Effect. Foto: Divulgação.

Painel do Chevrolet Onix Effect. Foto: Divulgação.

O sistema multimídia Chevrolet MyLink é item de série nas versões LTZ e Effect e opcional na versão LT. O aparelho pode ser comandado por teclas no volante multifuncional e possui tela LCD sensível ao toque de 7 polegadas, rádio AM/FM com entradas USB e auxiliar, função áudio streaming, além de conexão Bluetooth e aplicativos para celular, entre eles o BrinGo, próprio para navegação.