Rumores davam conta de que o SUV Urus, da Lamborghini, viria equipado com os motores V12 e V10 aspirados, os mesmos presentes no Aventador e Huracán, respectivamente. No entanto, o próprio presidente da montadora confirmou que o modelo contará com o propulsor 4.0 V8 biturbo movido a gasolina. A notícia causou grande espanto e gerou muitas dúvidas por parte dos especialistas.

Lamborghini Urus Concept. Foto: Divulgação.

Lamborghini Urus Concept. Foto: Divulgação.

O Lamborghini Urus ainda vai demorar para chegar ao mercado, visto que as vendas devem ser iniciadas apenas em 2018. No entanto, em 2017 acontecerá o provável lançamento oficial do SUV que promete dar uma boa movimentada em uma categoria que já conta com Audi Q7, Porsche Cayenne e Volkswagen Touareg. Portanto, promessa de muita disputa entres essas máquinas.

Apresentado como conceito em 2012

Lembrando que o Urus já havia sido apresentado como carro conceito no Salão do Automóvel de Pequim, na China. Isso aconteceu em 2012 e de lá para cá muitas coisas foram especuladas, até que a Lamborghini, finalmente, confirmou a produção do utilitário.

Em declaração à imprensa especializada, o presidente da Lamborghini, Stephan Winkelmann, afirmou que: “Teremos o motor mais potente e um carro que será um verdadeiro super SUV esportivo”. “Ele (Urus) tem que manter o equilíbrio apropriado do DNA da marca, ser um carro realmente dirigível e também ter muita capacidade off-road, no entanto, a condução nas estradas é o ponto mais importante.” Além disso, o “chefão” da montadora ainda anunciou que o novo SUV da marca será muito mais espaçoso e moderno do que o conceito apresentado em Pequim.

O Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça, ou o Salão de Frankfurt, na Alemanha devem ser os palcos de lançamento do Urus, no entanto um “detalhe” definirá essa situação. Se o SUV ficar pronto na data prevista, a apresentação oficial será em 2018 em território suíço, no entanto se os trabalhos avançarem e a produção terminar antes do esperado, a apresentação ocorre em Frankfurt em 2017.

Urus no Brasil

A Lamborghini já indicou que Alemanha, China, EUA, Oriente Médio, Reino Unido e Rússia serão os principais mercados do SUV Urus. No entanto, nada impede que a montadora desembarque com o utilitário no Brasil.

Lamborghini Urus Concept. Foto: Divulgação.

Lamborghini Urus Concept. Foto: Divulgação.

Vale lembrar que recentemente, o Urus foi flagrado em patente brasileira nos registros do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Explicando melhor, esse registro garante a propriedade intelectual e normalmente é realizado em todos os mercados em que o carro será comercializado ou então onde o fabricante está estabelecido.

Lamborghini Urus Concept. Foto: Divulgação.

Lamborghini Urus Concept. Foto: Divulgação.

Se o Urus virá para o Brasil, só o tempo irá dizer. Enquanto isso, o jeito é aguardar e torcer para que essa máquina venha desfilar pelas ruas brasileiras.