Está chegando ao mercado brasileiro o mais novo lançamento da marca de origem chinesa JAC Motors, o utilitário esportivo compacto T5. O SUV foi apresentado no Salão do Automóvel na cidade de São Paulo no ano passado e exibiu uma proposta de design arrojado e moderno, reunindo algumas novidades e diversas particularidades, com o objetivo de conquistar o consumidor nacional.

JAC T5. Foto: Divulgação.

JAC T5. Foto: Divulgação.

O modelo que tem, em média, cerca de 18 mil exemplares emplacados mensalmente na China, entra em um segmento muito competitivo, atualmente, no mercado brasileiro, o dos SUVs (Sport Utility Vehicle), o qual tem como principal concorrente o EcoSport, montado pela Ford.

JAC T5. Foto: Divulgação.

JAC T5. Foto: Divulgação.

O JAC T5 será comercializado em terras tupiniquins dotado de um motor JetFlex de 1.500 cilindradas com 16 cilindros dispostos em formato de “V”, o mesmo utilizado no JAC J3, e que pode gerar até 127 cv de potência a 6 mil giros além de um torque de 15,7 kgfm a 4 mil rotações por minuto, isso abastecido com etanol. A priori, o modelo será colocado a venda na variante com transmissão manual e seis velocidades, entretanto, provavelmente no mês de maio do próximo ano, o mesmo já estará disponível com câmbio automático CVT e com marchas simuladas, na mesma quantidade presente na versão manual.

Recentemente, o carro foi flagrado rodando pela cidade de São Paulo, provavelmente em estágio de teste, porém, nem sequer havia algum disfarce. Com essa sua aparição foi permitido visualizar um desenho bem sobreeminente pelo fato de apresentar traços bem modernos e também por não se parecer em nada com os carros anteriores do país asiático. O visual lembra um pouco o do seu concorrente, na parte traseira os diferenciais ficam por conta do para-choque avantajado, com detalhes cromados, além das lanternas elevadas. Já na parte dianteira os destaques são os faróis um pouco afinados, que contam com iluminação diurna em lâmpadas de LED e ampla grade com detalhes também cromados.

Na parte interna do veículo da marca da estrela, o acabamento não é algo muito requintado, porém faz uso de plásticos de qualidade e traz detalhamentos em black piano. O banco do condutor conta com regulagem de altura. No modelo disponível na china, a coluna de direção possui apenas ajuste para altura, deixando a desejar quanto à regulagem de profundidade.

Painel do JAC T5. Foto: Divulgação.

Painel do JAC T5. Foto: Divulgação.

O espaço interno é algo que chama bastante atenção, dando um conforto maior para pernas e cabeça dos passageiros traseiros. Isso se deve as medidas de sua plataforma, que são 1.66 metro de altura, 4.32 metros de comprimento e 1.76 metro de largura, além de possuir 2.56 metros de distância entreeixos. O compartimento de bagagens é bem amplo, possuindo 600 litros de porta-malas, em compensação, o tanque de combustível acaba se limitando à capacidade máxima de apenas 45 litros.

No mercado chinês o veículo exibe nome “S3” na tampa do porta-malas, porém no mercado brasileiro leva o nome T5.

O novo T5 já tem data e valores de lançamento definidos. O carro da JAC Motors irá chegar ao Brasil em março de 2016 e os preços irão variar entre R$ 59 e R$ 72 mil.