• Picape foi preparada especialmente para tentar bater recorde de velocidade terrestre.

Las Vegas, Estados Unidos – Recentemente nomeada a “Melhor Picape do Texas” pela imprensa do estado americano, a TITAN XD 2016 equipada com motor Cummins 5.0L V8 turbodiesel transformou-se em um carro de corrida ‘não-convencional’ para ser exposto no estande da Nissan no SEMA Show 2015, o maior evento do mundo especializado em preparação de automóveis. Intitulado “Projeto Triple Nickel”, a picape preparada é uma homenagem ao torque brutal da Nissan TITAN XD, que entrega 76,7 kgfm.

Nissan e Cummins apresentam a picape TITAN XD Triple Nickel no SEMA Show 2015. Foto: Divulgação.

Nissan e Cummins apresentam a picape TITAN XD Triple Nickel no SEMA Show 2015. Foto: Divulgação.

O “Projeto Triple Nickel” é um trabalho de colaboração entre a Cummins e a Nissan América do Norte. A modificação na picape grande TITAN XD 2016 começou há algumas semanas. A unidade transformada conta com suspensão rebaixada, rodas com aro totalmente fechado, pneus Mickey Thompson, assentos Ultra Shield, paraquedas Stroud Safety e envelopamento escovado na cor níquel. Modificações adicionais, incluindo uma gaiola e outros equipamentos de segurança adicionais, serão inseridas nos próximos meses. A Nissan TITAN XD vai tentar recorde de velocidade em diferentes categorias.

A Nissan e a Cummins atualmente detêm os recordes de velocidade terrestre de Bonneville e da East Coast Timing Association, entidade que realiza eventos no estado de Ohio. O TITAN XD 2016 vai competir nas categorias D/DT, cujo recorde atual é de 307 km/h, e na FIA class A-III-9, cujo recorde é de 185 km/h.

As duas empresas promovem uma parceria inovadora há mais de cinco anos, com excelente resultados, incluindo o premiado motor da 100% novo da picape TITAN XD. As equipes de trabalho têm trabalhado em um projeto de corrida para estabelecer o recorde de velocidade terrestre.

A Nissan tem longa história nas corridas de estabelecimento de recordes de velocidade, mais especificamente com sua picape compacta “Hardbody”, que em 1994, correu em El Mirage e Bonneville. Ela registrou vários recordes durante os anos 1990 em categorias de quatro cilindros, sendo o mais notável o que atingiu 230 km/h.

A Cummins também tem tradição nessas corridas desde 1931, em Daytona Beach, nos EUA, e continuando com as salinas de Bonneville e as pistas de pouso de Wilmington, Ohio, também nos EUA. São inerentes à Cummins os conceitos de durabilidade e resistência, também comprovados nem suas participações no Autódromo de Indianapolis, em corridas off-shore, nos ralis de Dakar e em inúmeros eventos competitivos. Confira alguns vídeos sobre o histórico da Cummins: