• Modelo passa a trazer os novos Sistemas Infotainment com a tecnologia App-Connect, que reúne os sistemas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto;
  • Os novos sistemas de Infotainment são o “Composition Media”, o “Discover Media” e o “Discover Pro”;
  • O Golf Variant é oferecido nas versões Comfortline e Highline, equipados com motor 1.4l TSI BlueMotion Technology de 140 cv e transmissão automática DSG de 7 velocidades com função Tiptronic.
Volkswagen Golf Variant 2016. Foto: Divulgação.

Volkswagen Golf Variant 2016. Foto: Divulgação.

Tecnologia de ponta é uma das características do Golf Variant. E a linha 2016 do modelo começa a chegar às concessionárias Volkswagen trazendo o que há de mais moderno em termos de conectividade e interação entre o veículo e os smartphones. A partir de agora, o Golf Variant passa a trazer os novos Sistemas Infotainment com a tecnologia Volkswagen App-Connect, que reúne os sistemas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto.

A tecnologia global permite que a tela do celular seja “espelhada” na tela central do sistema de Infotainment. Ou seja, a tela do veículo repete o que está sendo exibido na tela do celular e é possível comandar o sistema de Infotainment pelo celular ou comandar o celular pelo sistema de Infotainment. Trata-se do sistema de “espelhamento” mais avançado disponível no mundo que passa a ser oferecido com exclusividade na categoria do Golf Variant no Brasil.

Os novos sistemas de Infotainment são o “Composition Media”, o “Discover Media” e o “Discover Pro”. Todos são uma evolução dos já consagrados sistemas de Infotainment ofertados no Novo Golf. Os dois primeiros contam agora, com telas de 6,5″ sensíveis ao toque, coloridas, de alta resolução e conectividade avançada com os smartphones por meio do App-Connect. Também oferecem ampla interatividade, com várias opções de informação e entretenimento, além de visual moderno e tecnológico.

Volkswagen Golf Variant 2016. Foto: Divulgação.

Volkswagen Golf Variant 2016. Foto: Divulgação.

O novo sistema de Infotainment “Discover Media”, que é oferecido nas versões Comfortline e Highline, traz adicionalmente os recursos de comando de voz e navegação integrados, que se destacam pela facilidade de uso e interatividade com o painel de instrumentos, possibilitando uma condução mais segura e confortável. Esse sistema também contempla o “MapCare”, que permite a atualização periódica gratuita da base de mapas durante toda a vida do veículo. Fotos, vídeos e músicas em diversos formatos são alguns exemplos de mídias que podem ser “lidas” nos novos sistemas de Infotainment da Volkswagen.

Também para a configuração Highline há a opção do sistema Infotainment “Discover Pro” que além de todos os recursos do “Discover Media”, traz tela sensível ao toque de 8 polegadas, DVD Player e HD interno de 60 gb compartilhado.

Independentemente do sistema de Infotainment, quando equipado com volante multifuncional, praticamente todos os comandos podem ser executados sem a necessidade de o motorista tirar as mãos do volante, operando o sistema por meio das teclas do volante multifuncional ou por comandos de voz. É possível selecionar as mídias (CD, SD-Card, Bluetooth, entradas auxiliar e USB), operar o telefone e o sistema de navegação apenas utilizando a voz.

Painel do Volkswagen Golf Variant 2016. Foto: Divulgação.

Painel do Volkswagen Golf Variant 2016. Foto: Divulgação.

Somam-se à comodidade as teclas de atalho no volante o sistema I-System, que também mostra na tela central no painel de instrumentos as principais operações de rádio, telefonia e navegação exibidas na tela do sistema de Infotainment, assim como o controle de velocidades.

App-Connect

Um único sistema para quase todos os smartphones. A Volkswagen apresentou o MirrorLink pela primeira vez – espelhando o smartphone na tela do veículo – no lançamento do Polo na Europa em 2014. O MirrorLink foi desenvolvido por um consórcio industrial de fabricantes de automóveis e smartphones (Samsung, HTC, Sony e LG).

Apenas um ano depois, Volkswagen expandiu a gama de plataformas de smartphones, acrescentando sistemas da Apple (CarPlay) e Google (Android Auto). Da mesma forma que o MirrorLink, eles são usados para exibir e operar aplicativos de smartphones utilizando as telas dos sistemas de informação e entretenimento. Mais do que isso: a Volkswagen reuniu os sistemas CarPlay, Android Auto e MirrorLink dentro do conceito App-Connect.

MirrorLink

Essa tecnologia possibilita mostrar conteúdos e operar funções do telefone celular por meio da tela do sistema de infotainment. Para evitar distrair o motorista, aplicativos desenvolvidos especialmente podem ser utilizados com o carro em movimento.

A operação é intuitiva: o usuário simplesmente conecta o smartphone ao carro e passa a usar o aplicativo por meio da tela do sistema de infotainment. O MirrorLink utiliza um padrão desenvolvido pelo Car Connectivity Consortium (CCC). Segundo esse padrão, os aplicativos do telefone são “espelhados” na tela da central multimídia do carro e sua operação é feita por meio do sistema de infotainment sem comprometer a segurança na condução do veículo.

Sistema de Infotainment do Volkswagen Golf Variant 2016. Foto: Divulgação.

Sistema de Infotainment do Volkswagen Golf Variant 2016. Foto: Divulgação.

Como os aplicativos de smartphones estão sempre atualizados, o MirrorLink nunca se torna obsoleto. Entre os aplicativos disponíveis estão My Guide, Shared Audio, Glympse, Aupeo!, miRoamer, Parkopedia e Sygic – aplicativo de navegação offline, que permite baixar os mapas localmente e utilizar a navegação mesmo sem sinal GSM.

Google Android Auto

O Android Auto foi desenvolvido pelo Google para smartphones que utilizam a plataforma Android. Exatamente como no MirrorLink e no CarPlay, aplicativos selecionados desses telefones são mostrados na tela do sistema de infotainment do carro.

Assim como nos demais sistemas, uma conexão USB serve de interface. Os aplicativos que podem ser incorporados por meio do Android Auto incluem Google Maps, Google Play Music, WhatsApp e Spotify. Também estão planejados: SoundCloud, Text Me!, textPlus, Sticher Radio, Pandora® internet radio, iHeartRadio, TuneIn Radio, Pocket Casts, Joyride Podcast e Umano.

Muitos aplicativos do Android Auto podem ser utilizados tanto por meio da central multimídia do veículo como pelo controle de voz Google Voice, que poderá ser ativado por um botão no volante multifuncional.

Apple CarPlay

O Apple CarPlay é a tecnologia de espelhamento desenvolvida pela Apple e incorpora o controle por voz da Siri e também funciona com os controles do carro, como botões ou tela sensível ao toque. Assim como os demais sistemas, o Apple CarPlay foi desenvolvido para ser usado no trânsito, permitindo utilizar alguns recursos do telefone enquanto estiver dirigindo, sem que o motorista precise tirar as mãos do volante ou mesmo desviar os olhos do trânsito.

Com o telefone conectado na entrada USB, a interface pode ser feita por meio de comandos de voz, com a ajuda da tecnologia da Siri. É possível realizar chamadas telefônicas, retornar ligações e escutar mensagens de voz por meio dos alto-falantes do veículo. O sistema também é capaz de ler, enviar e responder mensagens de texto.

O Apple CarPlay permite ouvir toda a coleção de músicas e podcasts armazenados no telefone, controle de mensagens, controle do telefone e alguns outros aplicativos a serem disponibilizados pela Apple como por exemplo o Spotify, Podcasts, Stitcher, Overcast e Umano.

Inovação em tamanho família

O Golf Variant conta com as versões Comfortline e Highline e é equipado com o motor 1.4l TSI BlueMotion Technology, com potência de 140 cv na faixa de 4.500 rpm a 6.000 rpm. O modelo traz de série em ambas as versões o sistema Start-Stop É também o primeiro carro de sua categoria a oferecer o “Multicollision Brake”, sistema de frenagem automática (se o veículo estiver envolvido em uma colisão, o recurso aciona automaticamente os freios do carro após o impacto inicial).

Um dos principais destaques do Golf Variant é sua versatilidade, aspecto atendido plenamente com a grande capacidade para bagagens: seu porta-malas comporta 605 litros (até a altura dos encostos de cabeças – são três – no banco traseiro), o que significa amplo espaço mesmo com cinco ocupantes a bordo. Rebatendo-se os bancos traseiros a capacidade para bagagens aumenta para 1.620 litros.

São também de série para o Golf Variant recursos como sete airbags, espelhos retrovisores elétricos, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), Controle de Tração (ASR), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS e XDS), regulagem de altura para os bancos do motorista e do passageiro, vidros elétricos nas quatro portas com acionamento automático “um-toque”, ar-condicionado, assistente de partida em rampa (Hill Assist), monitoramento da pressão dos pneus (RKA) e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, entre outros.