Importados do México, os modelos da Kia, no caso, Rio, Cerato e KX3 chegarão ao mercado nacional já no ano de 2016. Os carros serão importados da fábrica da marca asiática – a ser instalada na cidade mexicana de Monterrey, no Estado de Nuevo Leon. Segundo informações, o local, inclusive, terá capacidade para fabricar mais de 300 mil carros por ano.

Kia Rio 2016. Foto: Divulgação.

Kia Rio 2016. Foto: Divulgação.

Devido ao acordo entre Brasil e México, quanto a políticas de importações e comércio, a Kia não pagará tributos para trazer os veículos ao país. Neste caso, a empresa multinacional participa de cota limitada e é beneficiada com isenção de impostos, de acordo com as regras previstas nas negociações finalizadas entre os dois países latino-americanos.

Kia Rio 2016. Foto: Divulgação.

Kia Rio 2016. Foto: Divulgação.

Vale ressaltar que essa medida acordada entre as nações pode impactar diretamente no preço do modelo Cerato, que hoje é importado direto da Coreia do Sul. De acordo com sites automotivos, as possibilidades – de fato – são grandes de que o veículo seja comercializado por valores menores, em relação aos preços que são praticados atualmente.

Painel do Kia Rio 2016. Foto: Divulgação.

Painel do Kia Rio 2016. Foto: Divulgação.

Quanto a valores relacionados ao compacto Rio, o modelo deve ser vendido por cerca de R$ 55 mil. O objetivo da empresa da Coreia do Sul – de certa forma – é concorrer e disputar o mercado diretamente com o modelo Hyundai HB20, além também do Ford Fiesta.

Mais detalhes sobre os modelos

O compacto Rio deve contar com motor 1.6 e injeção de 140 cv, além de câmbio com marchas estabelecidas nas opções manual e automática. A empresa asiática tem a intenção, inclusive, de lançar o novo modelo durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro. O aguardado evento esportivo ocorre no ano que vem.

Segundo informações, o novo Cerato será o primeiro modelo produzido na fábrica do México e deve chegar ao Brasil no final do segundo semestre de 2016. O modelo possui motor 1.6 16 V flex e atinge 128 cv, com etanol e 122 cv, no caso, em relação ao modelo que vem com o motor a gasolina. O câmbio disponível para os modelos é automático e vem com seis marchas. O torque do veículo é de 16,5 kgfm a 5.000 rpm para o combustível vegetal.

Entre os meses de novembro e dezembro de 2016, a empresa pretende trazer ao mercado nacional o crossover KX3. O veículo é parecido com o modelo Sportage, mas – de fato – tem menores dimensões. A fabricação será iniciada já nos primeiros meses de 2016, na nova fábrica a ser instalada na em terras mexicanas. O crossover possui ainda as seguintes especificações:

  • Motor 1.6 com 123 cv . Já o motor turbo conta com 200cv;
  • O câmbio do modelo KX3 vem com seis marchas;
  • O motor turbo do modelo possui transmissão dupla de embreagem, além também de sete marchas.

Parceria entre Kia e Rafael Nadal

A empresa asiática mantém parceria com o tenista espanhol Rafael Nadal, que exerce o papel de embaixador da marca pelo mundo. O contrato foi renovado meses atrás e vai até o ano de 2020. O atleta destaca, em vídeo publicado no YouTube, que “tem sido um grande prazer trabalhar com a marca desde 2006”. O vídeo promocional, em que o atleta comenta sobre a parceria com a empresa, pode ser visto abaixo:

“Eu estou muito grato por todo o suporte que a Kia Motors tem dado a mim. Esse apoio teve um papel fundamental no meu crescimento, o que facilitou que eu me tornasse o jogador de tênis que sou hoje”, completa o atleta. Uma das atividades desempenhadas pelo tenista é participar de comerciais, campanhas publicitárias e eventos diversos de divulgação da marca pelo mundo.

Em junho deste ano, o tenista ganhou um automóvel Mercedes AMG GT S, quando tornou-se o campeão do torneio de Stuttgart, na Alemanha. Mas na ocasião, ao receber o carro da marca concorrente, Nadal foi enfático e declarou: “não é um Kia, mas tudo bem”, de acordo com publicações na Internet.

Rafael Nadal, tenista espanhol. Foto: Fotos Públicas/Joao Pires/Rio Open (22/02/2014).

Rafael Nadal, tenista espanhol. Foto: Fotos Públicas/Joao Pires/Rio Open (22/02/2014).

Hoje, o atleta de 29 anos ocupa a sétima posição no ranking da ATP. Nos últimos anos, o espanhol sempre esteve entre os cinco melhores tenistas do mundo. No momento, o sérvio Novak Djokovic ocupa a cobiçada posição número 1 do ranking. O tenista brasileiro Thomaz Bellucci aparece na posição 33 da lista.