Divulgado no tradicional Salão do Automóvel de Frankfurt, o Gripz Concept, da marca Nissan, tem design aventureiro, como define a multinacional, aliado a um carro compacto que pode ser usado no dia a dia. De acordo com informações da assessoria de imprensa da empresa, o Gripz Concept é um crossover que conta ainda com sistemas híbrido e elétrico, com uso da tecnologia “Pure Drive” e powertrain elétrico.

Nissan Gripz Concept. Foto: Divulgação.

Nissan Gripz Concept. Foto: Divulgação.

Na prática, isso quer dizer que o motor a gasolina é utilizado para alimentar o propulsor elétrico. Segundo informações da empresa, toda essa tecnologia faz com que o motorista tenha uma “boa experiência na condução do veículo”, com aceleração considerada suave. Vale mencionar que a multinacional é uma das empresas do setor automotivo com mais experiência na produção de carros elétricos no mundo.

O modelo foi desenvolvido pelos principais designers, muitos dos quais residentes na Europa e também no Japão. Para a empresa de origem japonesa, o Gripz Concept é – de certa forma – uma junção entre um crossover compacto, em meio a características típicas de um veículo considerado esportivo.

Características principais do Gripz Concept

Quanto às medidas do Nissan Gripz Concept, saiba que o novo carro mede cerca de 4.100 mm de comprimento, além de 1.890 mm na largura. Sem mencionar que são 1.500 mm na altura e 2.580 mm no entreeixos.

O curioso é que os assentos e console central do veículo foram inspirados em bicicletas. Por exemplo, as maçanetas das portas do Nissan Gripz Concept possuem, inclusive, formas que muito lembram um selim de uma bicicleta, especialmente os modelos usados em competições esportivas. Já o volante conta com três raios. Não se pode negar que há muitas semelhanças com uma bike, certo?

Mercado europeu

De acordo com a Nissan, foram lançados no mercado europeu nove modelos da marca, desde o ano passado. A multinacional comemora o crescimento de cerca de 9% nas vendas registradas. No mês de agosto, inclusive, a Nissan vendeu mais de 500 mil unidades em todo o continente europeu.

Durante o Salão do Automóvel de Frankfurt, a Nissan também divulgou modelos como a picape NP300 NAVARA e o modelo LEAF de 2016, que é totalmente elétrico. Foram mostradas também unidades bastante conhecidas no mercado japonês e europeu, como por exemplo o QASHQAI, X-TRAIL e JUKE.

Pioneira na produção de crossovers

A empresa é conhecida por ser pioneira na produção mundial de veículos tipo crossover. O modelo Gripz Concept, de certa maneira, é uma das principais apostas da marca para esse segmento específico de veículo. Vale destacar, inclusive, que o design do carro homenageia a linha do Nissan 240Z. O modelo está sendo bastando ovacionado pela empresa.

Inclusive, sobre esse o lançamento da Nissan, Shiro Nakamura, vice-presidente sênior mundial de design do grupo, destacou recentemente que ainda não se sabe “quais elementos do Gripz poderão influenciar o design das próximas gerações de crossovers da Nissan”. Para a empresa, de certa forma, há uma expectativa quanto às potencialidades do novo modelo, que pode, de alguma maneira, “revolucionar o mercado”.