• Edição especial será exibida no Salão de Frankfurt, no fim de setembro;
  • Com potência de 265 cv, GTI Clubsport acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos;
  • Mudanças no visual incluem novo para-choque dianteiro, apêndices aerodinâmicos nas laterais, difusor traseiro e aerofólio.
Volkswagen Golf GTI Clubsport. Foto: Divulgação.

Volkswagen Golf GTI Clubsport. Foto: Divulgação.

Ícone entre os carros esporte, o Golf GTI celebrará seus 40 anos no início de 2016. Para marcar esse evento histórico, a Volkswagen preparou uma edição especial do modelo: o Golf GTI Clubsport. A versão de produção será exibida na 66ª edição do Salão Internacional de Frankfurt (IAA), na Alemanha, que ocorre entre os dias 17 e 27 deste mês. Essa versão entrará para a história como o mais poderoso GTI já produzido.

Com o GTI Clubsport, a Volkswagen mantém a tradição de edições de aniversário – séries comemorativas marcaram os 20, 25, 30 e 35 anos do GTI. O motor TSI, com injeção direta de combustível e turbocompressor do GTI Clubsport desenvolve potência de 265 cv (195 kW), 45 cv de acréscimo em relação ao GTI vendido no Brasil. Mas isso não é tudo. Por um curto período de tempo – cerca de 10 segundos – o motorista pode aumentar a potência em aproximadamente 10% para mais de 290 cv por meio da função overboost. Essa potência adicional é ativada simplesmente pressionando-se o acelerador até o fim do curso (kick down).

Volkswagen Golf GTI Clubsport. Foto: Divulgação.

Volkswagen Golf GTI Clubsport. Foto: Divulgação.

O Golf GTI Clubsport acelera de 0 a 100 km/h em 6 segundos, na versão equipada com o câmbio manual de 6 marchas. Com a transmissão automática DSG de 6 marchas, o tempo é reduzido para 5,9 segundos. A velocidade máxima do GTI Clubsport é de 250 km/h. A despeito de toda essa potência e esse desempenho, o carro é frugal: com o câmbio manual, o modelo percorre, em média, 14,5 km/l. A autonomia é ainda melhor com a transmissão DSG: 15 km/l.

Volkswagen Golf GTI Clubsport. Foto: Divulgação.

Volkswagen Golf GTI Clubsport. Foto: Divulgação.

A edição comemorativa de aniversário ganhou mais potência e extensas modificações no desenho, aerodinâmica e em equipamentos. Graças à maior potência e à maior downforce, o desempenho dinâmico do Golf GTI Clubsport está no topo dos carros esporte. Isso resulta em incrível dirigibilidade em alta velocidade e extrema agilidade e capacidade de fazer curvas realmente rápido.

O Golf GTI Clubsport é pintado na cor “Oryx White” (há outras cores disponíveis); para contrastar, o teto é pintado em preto. Os designers da Volkswagen criaram novo para-choque dianteiro, além de novos apêndices laterais, difusor traseiro, aerofólio e exclusivas rodas de liga leve forjadas para a versão de aniversário. Essas características destacam a edição comemorativa em relação à família GTI.

Volkswagen Golf GTI Clubsport. Foto: Divulgação.

Volkswagen Golf GTI Clubsport. Foto: Divulgação.

Em termos de estilo, o perfil lateral do Golf GTI Clubsport é baseado no do GTI original. Para contextualizar: a primeira geração era caracterizada por uma larga faixa preta na lateral, entre os arcos de roda dianteiro e traseiro, na altura do para-choque. Essa faixa está presente na edição de aniversário, homenageando dessa forma o Golf GTI de 1976, e recebe a inscrição “Clubsport”. A faixa se estende pela dianteira do modelo pelo novo defletor de ar no para-choque. As opcionais rodas “Brescia” de 19 polegadas, desenhadas especialmente para o GTI Clubsport, se impõem traduzindo seu potencial em desempenho. A versão de aniversário é equipada de fábrica com rodas forjadas de 18 polegadas que também têm novo desenho. Ainda se destacam nas laterais as capas de retrovisores em preto brilhante.

Painel do Volkswagen Golf GTI Clubsport. Foto: Divulgação.

Painel do Volkswagen Golf GTI Clubsport. Foto: Divulgação.

O aerofólio, aperfeiçoado em túnel de vento, é diferente e maior do que o utilizado no GTI. O contraste entre sua pintura em preto brilhante e a carroceria em “Oryx White” destaca a linha de teto. A seção inferior também foi modificada. A linha que marca essa área se prolonga pelo difusor, que é novo. Aqui, também, a cor é o preto brilhante. As saídas de escapamento cromadas estão elegantemente integradas ao difusor; o diâmetro das saídas também aumentou. As lanternas traseiras em LED possuem lentes escurecidas.

Bancos dianteiros do Volkswagen Golf GTI Clubsport. Foto: Divulgação.

Bancos dianteiros do Volkswagen Golf GTI Clubsport. Foto: Divulgação.

O interior traz detalhes icônicos que são essenciais ao GTI, incluindo o revestimento dos bancos em tecido xadrez (com costura vermelha) e a manopla de câmbio em formato de bola de golfe. Foram acrescentados detalhes exclusivos ao GTI Clubsport, como os bancos do tipo “concha”, com cobertura parcial em Alcantara; trechos em vermelho nos cintos de segurança; faixas em formato de colmeia “Honeycomb 40” no painel, console central e portas – que dão ao interior aparência ainda mais exclusiva. O volante possui revestimento em Alcantara (além do emblema GTI, costura vermelha e marcação central). Os tapetes também são exclusivos e possuem detalhes vermelhos, assim como as placas nas soleiras das portas.