civic

Falar que carro japonês é sinônimo de confiabilidade mecânica é “chover no molhado”. Dificilmente vemos um proprietário de um veículo de marca nipônica questionando a qualidade dos componentes ou de problemas mecânicos como vemos em outras marcas.

A escola automotiva japonesa dominou e ainda domina o processo de desenvolvimento de um automóvel onde o mesmo é pensado para garantir ao cliente o verdadeiro prazer de dirigir, deixando em segundo plano para o proprietário outros pormenores referentes a parte mecânica.

Mas nem tudo foram flores e os veículos de lá passaram por períodos difíceis poucos anos atrás, como a recente ascensão coreana e seu design fluído, que cativou boa parte dos clientes europeus e americanos. Por mais que esses consumidores exigentes aprovassem a confiabilidade mecânica, muitos deles ainda torciam o nariz para o design conservador dos veículos.

Passado o “boom” dos coreanos, a escola japonesa se viu diante de uma oportunidade de buscar de volta esses consumidores. E para isso teria que usar das mesmas armas dos seus concorrentes asiáticos e eles não pensaram duas vezes. Em pouco tempo essa mudança de mentalidade invadiu as pranchetas dos projetistas e toque mais ousados de design foram adicionados aos projetos. Novos conceitos extremamente interessantes visualmente invadiram os principais salões e muito desse novo estilo já chegaram e continuam em diversos mercados.

Um dos exemplos mais emblemáticos dessa mudança foi a chegada da nova geração do Toyota Corolla, que está vendendo muito depois de finalmente conciliar a confiabilidade mecânica com um design bem esportivo, o que vinha sendo pedido há muito tempo por seus consumidores. E seu principal concorrente, o novo Honda Civic pelo jeito irá pelo mesmo caminho. Rumores dão conta que sua nova geração, prevista para 2016, deve ousar e muito na questão visual. Com ele a marca pretende voltar a competir em pé de igualdade com o sedã da Toyota e pretendendo com isso não cometer os mesmos erros da atual geração, também muito criticada pelo conservadorismo visual, apesar da boa mecânica.

E como estamos falando de confiabilidade mecânica, caso seja proprietário de um veículo de marca japonesa ou até mesmo de outras marcas tradicionais e um dia precise trocar alguma peça de seu veículo não deixe de visitar o AutopecasOnline24.pt.