Volkswagen move up! TSI. Foto: Divulgação.

Volkswagen move up! TSI. Foto: Divulgação.

A montadora alemã Volkswagen lança no mercado de automóveis o modelo up! TSI, que vem com o motor 1.0 TSI Total Flex. De acordo com a assessoria de imprensa da empresa, trata-se do motor mais avançado da marca já produzido e vendido no Brasil. Segundo a montadora, este tipo de motor é pioneiro no mercado nacional.  No caso, o motor acompanha injeção direta e turbocompensador, essa combinação, de acordo com a VW, é que garante uma “direção mais prazeirosa” ao motorista.

Volkswagen move up! TSI. Foto: Divulgação.

Volkswagen move up! TSI. Foto: Divulgação.

Volkswagen move up! TSI. Foto: Divulgação.

Volkswagen move up! TSI. Foto: Divulgação.

O motor da categoria TSI propicia também “mais desempenho”, maior torque e economia no consumo de combustível. Vale destacar que o motor do modelo é compatível com gasolina, etanol e combinação de ambos. A potência máxima atingida é de 101 cv a 5.000 rpm, se o veículo utilizar gasolina como combustível.

Motor e baixo consumo

O motor foi desenvolvido na fábrica da VW na cidade de São Carlos, no interior de São Paulo. Durante os processos de testes, o carro circulou por mais 1,6 milhão de quilômetros, com o propósito de testar a capacidade e potência do motor fabricado pela multinacional.

Volkswagen high up! TSI. Foto: Divulgação.

Volkswagen high up! TSI. Foto: Divulgação.

Volkswagen high up! TSI. Foto: Divulgação.

Volkswagen high up! TSI. Foto: Divulgação.

A marca atribui o baixo consumo de combustível do carro ao refinamento aerodinâmico desenvolvido para o modelo. Segundo a VW, devido ao coeficiente de forma (Cw) de 0,367, o up! TSI adquire desempenho aerodinâmico elogiável, que impacta na redução de consumo e traz comodidade ao motorista e passageiros dentro do veículo.

Volkswagen high up! TSI. Foto: Divulgação.

Volkswagen high up! TSI. Foto: Divulgação.

Painel do Volkswagen high up! TSI. Foto: Divulgação.

Painel do Volkswagen high up! TSI. Foto: Divulgação.

Sistema de coxinização

Através do sistema de coxinização, o coxim hidráulico consegue suportar o peso do conjunto propulsor, de acordo com informações do fabricante. Com um restritor de torque, ocorre também controle na movimentação longitudinal do motor. No final das contas, o carro ganha em bom desempenho acústico e, consequentemente, o motorista sente que há mais conforto na direção.

Outras características do modelo

Todos os modelos da versão up! TSI possuem ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas. O carro também vem com sistemas de freio e de suspensão – tidos como mais seguros e que propiciam estabilidade ao carro.

Volkswagen cross up! TSI. Foto: Divulgação.

Volkswagen cross up! TSI. Foto: Divulgação.

Volkswagen cross up! TSI. Foto: Divulgação.

Volkswagen cross up! TSI. Foto: Divulgação.

O up! TSI tem sete versões, as quais acompanham uma característica em especial: porta-malas com tampa pintada na cor preta e que traz o logo do modelo. O sistema de entretenimento da linha conta ainda com som (CD-player), leitor de MP3, entradas USB e conexão Bluetooth. Os modelos disponíveis são os seguintes:

  • Carroceria de quatro portas, nas versões move up!, high up!, black up!, red up!, white up! e cross up!;
  • Todos os modelos têm recursos eletrônicos de segurança, como M-ABS (controle de tração), alerta de frenagem de emergência e MSR (regulagem do torque do freio motor).

Em relação ao comprimento, o novo carro da VW ganhou 40mm, se comparado a outros modelos. Neste caso, o up! TSI possui 3,64 metros. Em termos de largura, o índice chega a 1,64 metro. Sem contar os retrovisores, a largura atinge 1,50 metro de altura. O carro ainda possui:

  • Estepe com tamanho padrão das rodas e pneus;
  • Assentos com posicionamento tido como confortável e altura adequada;
  • Porta-malas com capacidade para cerca de 285 litros de capacidade;
  • Uma novidade em relação ao porta-malas, o veículo possui assustes que variam conforme o tamanho das bagagens;
  • Mas com o banco traseiro rebatido, a capacidade chega a 976 litros.

Para quem gosta de porta-objetos, uma boa notícia: há vários deles inseridos no interior do veículo, com destaque para porta-luvas, com capacidade para 6,2 litros. No total, o modelo possui 20 porta-objetos.

speed up!

A empresa também coloca no mercado nacional uma versão esportiva especial, trata-se do modelo speed up!. Segundo a VW, o modelo não deixa de ser uma espécie de “releitura” de modelos conhecidos dos brasileiros, como os consagrados Gol GT e o Gol GTi.

O carro está disponível apenas na cor branca e conta com para-choque de cor preta. O aro dos faróis auxiliares foram produzidos em chrome effect. Outro detalhe de destaque são os retrovisores em tom azul. “No speed up! o azul nos retrovisores e nas faixas laterais remete aos conceitos BlueMotion e Think Blue, de sustentabilidade”, afirma Luiz Alberto Veiga, diretor de Design & Package da Volkswagen para o mercado na América do Sul. Lembrando que o modelo tem ainda o teto pintado na cor preta ninja.