A Chevrolet revelou hoje (16), durante evento em Detroit, nos EUA, o Camaro 2016, que, em sua sexta geração, é mais leve, mais potente e, para manter a liderança, que detêm há 5 anos, dentre os esportivos, oferece altos níveis de desempenho, tecnologia e requinte.

Lançamento mundial do Chevrolet Camaro 2016 em Detroit. Foto: Divulgação.

Lançamento mundial do Chevrolet Camaro 2016 em Detroit. Foto: Divulgação.

O novo Camaro proporciona uma experiência de condução mais rápida graças à sua arquitetura leve, 90 kg a menos que a quinta geração, e uma nova gama de motorizações capaz de atingir os 100 km/h em apenas 6,0 segundos. São 6 novas combinações de motor, incluindo um 2.0L Turbo, um 3.6L  V-6 completamente novo e o LT1 6.2L V-8 com 455 cavalos (339kW) e 455 lb-ft de torque (617 Nm) – para o mais poderoso Camaro SS de todos os tempos. Cada motorização está disponível com transmissões manuais de 6 velocidades ou automáticas de 8.

Enxuto, de plataforma estrutural 28% mais rígida que a anterior, e dimensões ligeiramente menores, 4,78 m de comprimento (contra 4,84 m), 2,81 m entre-eixos (contra 2,85 m) e 1,35 m de altura (contra 1,38 m), o Camaro 2016 é resultado de um novo desenho exterior esculpido e aprimorado meticulosamente em túnel de vento. Tal melhoria aerodinâmica se traduz em performance ao mesmo tempo em que proporciona ganhos em eficiência, já que, segundo a GM, o consumo médio é de 12 km/l.

O interior, focado no motorista, integra controles tecnológicos líderes do segmento, que incluem um novo seletor de modo de condução, painel de instrumentos configurável, tela de 8″, que serve como interface para o sistema MyLink de próxima-geração, e o recurso de luzes ambiente com opção de 24 cores diferentes.

“Redesenhar o Camaro é, ao mesmo tempo, emocionante e desafiador, mas o segredo é oferecer algo a mais”, disse Mark Reuss, vice-presidente executivo de Desenvolvimento de Produto da GM. “Para os entusiastas do Camaro ele mantém o design icônico e oferece ainda mais desempenho. Para a nova geração de compradores, a versão 2016 incorpora nossas ideias mais inovadoras de engenharia afinando performance e design de ponta”, completou.

Da quinta geração, restaram, apenas duas peças, a gravata Chevrolet e o emblema SS. O Camaro 2016 será produzido em Lansing Grand River, fábrica de montagem da GM em Lansing, Michigan, nos EUA.