A Volkswagen anunciou que está em fase final de produção do Golf R400, modelo esse que foi apresentado como conceito no Salão de Beijing, na China, em 2014. Chamado de red-hot, o carro promete ser o mais rápido da categoria, visto que a montadora alemã está preparando novidades envenenadas para o lançamento.

Conceito Volkswagen Golf R400. Foto: Divulgação.

Conceito Volkswagen Golf R400. Foto: Divulgação.

Em recente entrevista à CAR Magazine, o chefe da divisão de propulsores, Dr. Heinz-Jakob Neusser, disse: “Nós temos o Golf mais esportivo de todos os tempos, já que, em breve, teremos o Golf R400 – vamos fazer este carro” e completou: “Estamos, na verdade, em seu desenvolvimento neste momento”. Isto confirma a informação de que a Volkswagen está mesmo produzindo o red-hot e, ainda, segundo fontes da revista, não se trata apenas de uma edição limitada, mas sim, feita para integrar sua linha de produção regular.

Conceito Volkswagen Golf R400. Foto: Divulgação.

Conceito Volkswagen Golf R400. Foto: Divulgação.

Para acompanhar o que estará embaixo do capô, a Volkswagen também deu atenção especial ao visual do Golf R400, sendo assim, o modelo deverá contar com um design bastante moderno e basicamente inspirado nas versões R e GTI, isso se a base for a mesma do escopo feito para o conceito. Para completar os detalhes externos, a montadora alemã deverá ainda adicionar um novo spoiler além de um pacote aerodinâmico com splitters e adendos extras.

Chegando a parte que mais interessa, a Volkswagen resolveu envenenar de vez o Golf R400, por isso estreará seu motor 2.0 litros Turbo (o mesmo utilizado no conceito Audi TT420 Concept), que, de acordo com a expectativa da revista, deverá ter entre 400 e 414 cv de potência, e, caso siga o mesmo desempenho do conceito, será capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em, incríveis, 3,9 segundos. O modelo deverá contar também com tração integral permanente nas quatro rodas.

Ciente de que o Golf R400 terá muita potência em sua motorização, a Volkswagen investiu em sistemas de segurança para o modelo. Entre as mudanças, o destaque vai para a revisão e reforço de alto grau dos freios, para que os mesmos consigam lidar tranquilamente com toda a velocidade do red-hot.

A estreia do modelo está marcada para o Salão do Automóvel de Frankfurt, que acontece no mês de setembro. Já a chegada ao mercado está prevista para o último trimestre de 2015 ou então o primeiro de 2016. O preço do Volkswagen Golf R400 deverá ficar abaixo de 50 mil euros.