O Toyota Etios foi lançado no segundo semestre de 2012 no Brasil e na época seu lançamento gerou muitas críticas pelo design sem ousadia e pelo acabamento simplificado em relação aos concorrentes. Passados pouco mais de dois anos, a história mudou e pequenas melhorias, como a forte estratégia de marketing, por exemplo, fizeram o consumidor brasileiro aos poucos ir se atentando às qualidades do compacto japonês, tanto que a montadora tem planos de aumentar a produção do modelo na fábrica de Sorocaba a partir de 2016.

O plano da Toyota é passar das atuais 74 mil unidades anuais para 108 mil unidades anuais produzidas e para isso será feito um investimento de R$ 100 milhões para ampliação da fábrica de Sorocaba e a contratação de mais funcionários que se juntarão aos 1.600 funcionários atuais. O novo volume de produção vai atender tanto o mercado interno quanto o externo, com prioridade para o primeiro.

Na unidade do interior paulista atualmente são produzidos o Etios hatch, o Etios Sedan e o Etios Cross. Junto com plano de aumento na produção, a marca também pretende em breve apresentar a primeira reestilização do compacto, para continuar no mesmo ritmo de aumento nas vendas.