A era dos câmbios manuais está com seus dias ou anos contados, isso porque o consumidor brasileiro está cada vez mais a procura de carros automáticos ou então automatizados, uma vez que modelos com essa tecnologia garantem muito mais tranquilidade e comodidade na hora de conduzir o veículo.

Os dados são de uma pesquisa realizada pelo famoso site de classificados WebMotors, onde vemos que nesse ano de 2014, cerca de 52% dos carros procurados no portal eram de câmbio automático.

Se formos comparar com o ano de 2010, há um avanço de aproximadamente 120%, na época apenas 23,65% dos carros procurados na Webmotors eram dotados de transmissão automática. No entanto, embora seja crescente a procura por modelos sem pedal de embreagem, a busca em 2013 foi maior do que em 2014.

Segundo especialistas e executivos de montadoras, essa procura ainda vai crescer bastante, visto que os carros automáticos ainda não estão tão populares como são na maioria dos modelos nos Estados Unidos e na Europa.

O trânsito cada vez mais intenso nas grandes cidades e a queda consequente dos preços da tecnológica de câmbio automático ou automatizado serão as duas principais causas desse avanço na procura de maior conforto e facilidade na hora de dirigir.

Carros com transmissão automática ou automatizada são excelentes opções para quem deseja dirigir de forma tranquila no trânsito caótico das cidades brasileiras. O fato de apenas acelerar e frear pode ser fundamental para diminuir o número de acidentes e discussões nas ruas e avenidas do Brasil.

Atualmente, o Chevrolet Onix com o câmbio automático e os rivais Volkswagen up! e Fiat Uno Dualogic com transmissão automatizada são alguns dos modelos mais procurados no segmento de carros sem pedal de embreagem.